Decoradora ensina técnicas simples para otimizar os espaços e torná-los funcionais
![](https://static.wixstatic.com/media/b608b9_f7ecbb36c0584f43a8df80ec6076920d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b608b9_f7ecbb36c0584f43a8df80ec6076920d~mv2.jpg)
Viver em uma casa pequena muitas vezes exige criatividade para tornar o espaço confortável e funcional. Pensando nisso, Cecília Cruz, design de interiores que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, elencou algumas dicas para otimizar pequenas áreas e aproveitar ao máximo o potencial de cada uma delas. Confira abaixo:
1. Respeite os espaços de circulação dos cômodos - antes de pensar na decoração das áreas, lembre-se de garantir que haverá um espaço de circulação pelo local. Isso facilita o uso do cômodo e evita que o espaço fique comprometido.
2. Opte por móveis pequenos, leves e claros - evite móveis grandes, pois eles ocupam muito espaço. O ideal é investir em um mobiliário pequeno e leve.
3. Aposte nas cores claras - na hora de colorir as paredes, escolha tons claros de verde, azul, cinza, violeta ou de cores mais neutras. Essas cores trazem leveza e imprimem uma sensação de amplitude ao espaço. Cores escuras, por outro lado, passam a sensação de que as áreas são menores do que realmente são.
4. Utilize vidro na decoração - uma dica é apostar em mesas de vidro, pois causam a impressão de leveza e amplitude, além de serem mais fáceis de limpar.
5. Aproveite ao máximo os cantos - tente ocupar ao máximo os cômodos. Uma boa dica é instalar prateleiras ou bancadas. Já em ambientes como o banheiros, é válido investir em uma pia ou uma banheira, por exemplo. Apostar em móveis planejados também é uma ótima pedida nesse sentido pelo fato de ocuparem os espaços de maneira funcional.
Comentários