Por Vito Zanella
A Audi do Brasil anuncia a pré-venda do novo Q7, utilitário de alto luxo da marca das quatro argolas que já pode ser encomendado na rede com mais de 40 concessionárias da marca. O modelo ganhou visual renovado, tecnologias inéditas, uma extensa lista de equipamentos e um generoso espaço na cabine para até sete passageiros. Pela primeira vez, o modelo pode receber os faróis HD Matrix LED com laser como farol alto adicional e luzes diurnas digitais com assinaturas luminosas selecionáveis. O veículo tem preço inicial sugerido de R$ 691.990,00. O modelo apresenta design ainda mais robusto e elegante nesta nova atualização. A inconfundível grade frontal Audi Singleframe, com seu design octogonal, traz agora detalhes verticais no interior da colmeia. O visual robusto é reforçado pelas novas entradas de ar e molduras repaginadas e integradas à arquitetura renovada do veículo.
O novo Q7 é equipado com um motor 3.0 TFSI V6 com 340 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.400 rpm, e torque de 500 Nm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A transmissão Tiptronic possui oito velocidades e há ainda tração integral quattro. O conjunto mecânico proporciona um desempenho extremamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,6 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h (limitada eletronicamente).
O Q7 possui sete lugares e o espaço generoso dianteiro e traseiros, aliado aos materiais nobres que revestem toda a cabine, das portas e painel dianteiro ao teto e aos revestimentos do piso, contribuem para tornar a atmosfera da cabine primorosa e requintada. A depender da posição dos bancos traseiros, o porta-malas oferece um volume total entre 780 litros e 1.908 litros (bancos reclinados). A abertura do porta-malas, por sinal, é automática e pode ser realizada com o movimento dos pés.
O modelo oferece suspensão a ar adaptativa que, conforme as preferências do condutor, pode ajustar sua altura em até 60 milímetros. Na rodovia, a suspensão baixa automaticamente até 30 milímetros, dependendo da velocidade atual. Na hora de estacionar, o remote park assist plus utiliza câmeras, radares e sensores para facilitar as manobras até mesmo nas vagas mais apertadas. Também foi ampliado a lista de itens de série com equipamentos que antes eram oferecidos somente como opcionais. Internamente, ganhou o kit S Line, composto por logotipos S nos bancos, volante, pedaleira em inox, e revestimento do teto na cor preta. Externamente, assimilou a nova linguagem de identificação da marca, com logotipos em Audi Rings 2D e gravação na coluna B. Equipam o modelo de série também as rodas de 22 polegadas Audi Sport (com acabamento em cinza platina fosco), acabamento exterior em High Gloss (alumínio com itens escurecidos) e três novas cores externas disponíveis (vermelho Chili, azul Ascari e bege Ouro Sakhir).
Entre os principais itens de conforto e conveniência, estão ar-condicionado automático de quatro zonas; Auto Hold; Pacote de luz customizável de 30 cores; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; terceira fileira de assentos que proporcionam sete lugares; teto solar elétrico panorâmico "Open Sky"; e volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles e aquecimento. Os principais itens de tecnologia e segurança incluem Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça; assistente de troca de faixa e tráfego traseiro e exit warning; Audi pre sense dianteiro e traseiro; câmera 360° com Park Assist e auxílio de estacionamento; controle de cruzeiro adaptativo com Active Lane Assist e assistente de emergência; faróis Full LED Matrix; e sistema de assistência elétrica com bateria de 48V.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentarios