Por Vito Zanella
Referência quando o assunto é luxo e tecnologia, a BMW do Brasil completou o lançamento de seus modelos superpremium no País. X7 e i7 são os modelos mais luxuosos e tecnológicos da BMW no mundo, e as respectivas vendas no Brasil reforçam a estratégia da marca de oferecer o que tem de melhor para seus clientes brasileiros. Os dois modelos custam acima de R$ 1 milhão de reais.
Lançado recentemente, o X7 chega ao país com novo visual, muito luxo, espaço para sete passageiros e potência impressionante. O modelo da BMW aposta em linhas ousadas e robustas. O conjunto ótico dianteiro segue a linha adotada no i7, com faróis divididos em duas seções: a parte superior é responsável pelo LED de condução diurna e a parte inferior, também em LED, é responsável pela iluminação noturna. Por dentro, o destaque é o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia). O sistema, que estreou no BMW iX e está presente em outros modelos da marca, exibe informações de maneira clara e intuitiva, facilitando a pilotagem do modelo.
Ocupando o topo da gama de SAVs de luxo da BMW no Brasil, o novo X7 tem acabamento impecável. Os bancos são revestidos de couro Merino e têm a melhor qualidade possível, a mesma encontrada no sedã i7. A combinação de estilo esportivo e ambiente luxuoso também caracteriza o interior do modelo de sete lugares. Vendido exclusivamente na versão M60i, o novo X7 é equipado com um V8 TwinPower Turbo, que gera 530 cv de potência entre 5.500 e 6.000rpm e 750 Nm entre 1.800 e 4.600rpm. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração é integral nas quatro rodas. Com esse conjunto, o X7 acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Equipado com as tecnologias mais avançadas disponíveis no BMW Group, o i7 inaugura uma nova era em termos de luxo, entretenimento e mobilidade elétrica no Brasil. A grande revolução do novo i7 está no seu interior, mais precisamente no banco traseiro. Dali, é possível controlar diversas funções do veículo através de duas telas, de 5,5 polegadas cada uma, posicionadas próximas aos puxadores de porta. Além delas, há também as duas telas, em formato de uma única peça, que compõem o BMW Live Cockpit Professional. Com 12,3” e 14,9”, respectivamente, desempenham o papel de painel de instrumentos e central multimídia.
A cereja do bolo, porém, é a quinta tela, disponível apenas para os passageiros do banco de trás, que vão vivenciar uma nova forma de entretenimento a bordo dos automóveis. O BMW Theater Screen é um item de luxo inédito em um carro à venda no Brasil. Trata-se de uma tela de 31 polegadas em formato widescreen, que fica embutida no teto do i7. Quando acionada, se posiciona logo atrás dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros - e pode ser ajustada em resolução e inclinação da tela, para melhorar a visualização dos passageiros.
Dessa forma, o habitáculo traseiro do i7 se transforma em um cinema de luxo sobre rodas. Com resolução de até 8k e Amazon Fire TV, o sistema permite que os passageiros assistam seus streamings preferidos em qualquer lugar. Para isso, a BMW oferecerá um pacote de dados de 20 GB por mês com um ano de duração para os compradores. A experiência sonora, claro, também é revolucionária. O sistema de som do novo BMW i7 é assinado pela Bowers & Wilkins e tem 2.000 watts de potência, uma nova referência quando o assunto é fidelidade e potência sonora. O streaming pode ser baixado por meio de uma conexão 5G, de série no novo i7.
Equipado com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o novo BMW i7 tem potência de 544 cv e torque imediato de 745 Nm. Com esse conjunto, o sedã luxuoso tem números dignos de carros esportivos: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 240 km/h para preservação da bateria. Com até 479 quilômetros de alcance de acordo com o ciclo PBEV, o i7 tem bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido. Em redes DC com 195 kW de potência, o novo i7 é capaz de recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 34 minutos.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentarios