Foi em 1949 que o arquiteto João Batista Vilanova Artigas, conhecido apenas pelos dois últimos sobrenomes, ergueu o que seria uma das obras modernistas mais importantes de São Paulo e do Brasil. Hoje chamado Instituto Casa Vilanova Artigas, o convidativo imóvel no bairro Campo Belo se molda como centro cultural e café aberto ao público.
Algumas peças do mobiliário original estão expostas no ambiente da sala, que inclui um pequena biblioteca com livros sobre Artigas e outros que faziam parte de sua coleção particular. É possível ainda ter acesso a LPs do acervo pessoal do arquiteto, organizados na pequena estante embutida na parede da lareira de tijolinhos aparentes pintados de branco – discos de Gal e Mozart estão entre os títulos que podem ser acessados pelas “visitas”. As fotografias em preto e branco revelam a formação de um lar, o cotidiano, as gerações avançando e os velhos amigos. Entre eles a arquiteta Lina Bo Bardi, que conta em uma carta, exposta na parede, sobre sua visita à casa, e o renomado paisagista Roberto Burle Marx, responsável pela concepção paisagística original do jardim.
No cardápio do café, merecem aplausos pratos como o Mignon Paulo Mendes (tournedour de mignon com dauphinoise de batatas e molho funghi Di Supino) e o Picadinho do Chef (picadinho de alcatra à moda do chef acompanhado de farofa de limão siciliano, arroz e crisps de couve). Gastronomia com a simplicidade de uma alma modernista, com soluções capazes de agradar os gostos mais variados. Para a sobremesa, nem pense em ignorar a torta de limão siciliano.
Rua Barão de Jaceguai, 1151
Tel. 11 3854 5636.
Quarta a domingo das 12h às 17h.
Jantar: sexta e sábado das 19h30 às 22h30
Comments