Início das obras do Programa Mananciais tem convênio entre Sabesp e Prefeitura de São Paulo que possibilita melhorias na região da represa Guarapiranga
A Prefeitura de São Paulo anunciou o início das obras de urbanização e saneamento na região da Chácara Flórida, no M'Boi Mirim. O local está inserido em área de proteção aos mananciais na Bacia Guarapiranga e a iniciativa acontece por meio do Programa Mananciais, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a capital irá investir R$ 5 bilhões nas áreas mais periféricas. “Pela primeira vez no nosso Plano Plurianual, onde está delineado e desenhado às obras que serão feitas nos próximos quatro anos e os recursos que serão empregados, aponta a priorização de recursos nas áreas mais periféricas da cidade”, afirmou.
“Daqui a 14 meses a gente vai poder voltar aqui e ver esse bairro totalmente requalificado com a captação da rede de esgoto e com a estação elevatória de esgoto, que vai levar o esgoto para tratamento protegendo a saúde de todos. Teremos uma transformação total neste local. Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou o prefeito.
“Toda obra que a gente começa, toda ação que o governo faz, a gente fica feliz de contar que estamos fazendo, mas a gente pede desculpas por não ter feito antes e mais rápido. A obra começa hoje. Peço desculpas por não ter feito antes, mas assumo o compromisso que ela não vai parar”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Entre as intervenções, estão previstas obras de melhorias de urbanização, como: drenagem pluvial, pavimentação, implantação de redes de abastecimento de água e rede de esgoto (incluindo implantação de estação elevatória de esgoto - EEE), obras de geotecnia para eliminação das áreas em risco, além da proteção de áreas verdes e de lazer.
Na região também serão construídas unidades habitacionais, em fase de estudos, em atendimento às famílias que hoje vivem em áreas de risco na Chácara Flórida. Ainda está em estudo o número de famílias que serão removidas para a execução das obras.
“Essa obra que está se iniciando hoje é uma fase final de tranquilidade para comunidade. Vamos fazer o asfalto, pavimentar, colocar o esgoto e dar um local adequado para as pessoas que estão nas margens do rio”, explicou o vereador e presidente da Câmara, Milton Leite.
As obras serão realizadas por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Secretaria Executiva do Programa Manancial em parceria com o sistema de operação da SABESP. As intervenções vão beneficiar mais de 2 mil famílias da região, além de contribuir para o saneamento desta importante bacia.
“Esse é o tipo de ação que faz valer a pena o nosso trabalho. Por isso estamos no poder público, para transformar a vida de vocês e dar mais dignidade. Prefeitura e estado juntos para melhorar a qualidade de vida com água tratada, tirar esgoto da represa, recursos investidos no que é prioridade para melhorar a vida de todos”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Comments