top of page
Buscar
Foto do escritorRedação JBA

Cidade ganha 43 novos equipamentos de saúde em 2024

Entre 23 UBSs novas ou remodeladas, oito UPAs e três equipamentos inéditos, a capital avança no atendimento à população; outros 39 equipamentos estão em construção


Novas Instalações da UPA Santo Amaro – Doutor José Sylvio de Camargo (Foto: Edson Lopes Jr./SECOM)

A Prefeitura encerra o ano de 2024 com o balanço de 43 equipamentos de saúde novos ou remodelados entregues em todas as regiões da cidade, entre eles 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis pelo atendimento primário à população, e oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), voltadas a urgências e emergências.


As obras e projetos de requalificação de equipamentos integraram o Projeto de Reestruturação e Qualificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo – Avança Saúde SP, viabilizado com recursos do financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram US$ 100 milhões aportados pela instituição, com a contrapartida de US$ 100 milhões da Prefeitura de São Paulo.


Foi com a inauguração da UBS Jd. Antártica, em 23 de janeiro, que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abriu a agenda de entrega de obras. Já no mês de fevereiro a cidade ganhou três UBSs: a UBS Keralux, na Zona Leste, a UBS Atualpa, no Itaim Paulista, e a UBS Vila Gumercindo, na região do Ipiranga.


Em julho, foram inauguradas a UBS Jardim Damasceno e a UBS Santo Dias, ambas na Zona Norte. Em agosto, foi realizada a entrega oficial da UBS Parque dos Búfalos e em setembro, a UBS Jardim Reimberg, ambas na Zona Sul. E em outubro, mais três unidades: UBS Parque Santo Antônio, na região Sul, a UBS Parque das Flores, na Zona Leste, e UBS Caju, na Oeste. No início de novembro, a UBS Jardim São Bernardo foi inaugurada na Zona Sul, totalizando 11 equipamentos novos.


As UBSs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem serviços de forma 100% gratuita, que englobam a atenção primária, incluindo equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), clínico geral, pediatra, ginecologista, além de atendimento odontológico.


É preciso agendar a consulta previamente na UBS que atende a localidade de residência ou via aplicativo Agenda Fácil. A UBS também pode ser procurada, sem agendamento, para vacinação ou ao apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e tosse persistente.


Novas Instalações da UPA Santo Amaro – Doutor José Sylvio de Camargo (Foto: Edson Lopes Jr./SECOM)

Algumas unidades também foram reformadas, ampliadas ou totalmente remodeladas. Ou seja, alguns equipamentos, que antes funcionavam em imóveis pequenos e adaptados, ganharam um prédio próprio, planejado para o atendimento em saúde.


É o caso das UBSs Vila Anglo e Gumercindo entregues em fevereiro; da UBS Jardim Souza, inaugurada em abril; das UBSs Jardim Icaraí Quintana, Vila Cosmopolita e Vila Mariana, entregues em maio. As UBSs Gaivotas, Jardim das Palmas e Jardim Germânia foram inauguradas em junho e, em julho, foi a vez da UBS José Marcílio Malta Cardoso. Em outubro, a UBS Jardim da Conquista II foi entregue remodelada à população. Mais 11 unidades completamente reestruturadas e algumas em novo endereço.


Ainda na rede atenção básica, encontram-se em obras os seguintes equipamentos: UBS Cantinho do Céu, cujas intervenções foram autorizadas em maio; UBSs Jardim Progresso, Jardim Rosinha, Recanto dos Humildes, Jardim São Bernardo, Jardim Robru, Jardim Popular, Jardim Helena e Jardim Kyoto.

Comments


bottom of page