Por Vito Zanella
O Corolla chega à linha 2025 com importantes atualizações de tecnologia e comodidade, além de passar a integrar o programa de garantia Toyota 10 – que oferece até 10 anos de garantia de fábrica. A versão GR-Sport ainda recebe novo visual externo e detalhes exclusivos da TOYOTA GAZOO Racing, que reforçam ainda mais a esportividade do modelo. Para isso, o modelo tem para-choque dianteiro redesenhado, frisos pretos, spoiler e difusor traseiro atualizados, rodas de 17” exclusivas com acabamento diamantado e lanternas com inédito efeito “smoked”. Detalhes como volante, botão Start/Stop e chave inteligente com emblema GR, assim como costuras em vermelho, destacam a proposta desta versão. Já a suspensão com molas e amortecedores mais firmes, os braços estruturais conectados ao chassi e os defletores na parte inferior da carroceria foram especialmente desenvolvidos para priorizar uma dirigibilidade mais emocional e esportiva. A versão GR-Sport 2025 recebeu novos equipamentos, como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que atuam em conjunto com a câmera de ré; e ar-condicionado automático Dual Zone, permitindo que motorista e passageiro ajustem as temperaturas de maneira independente.
O Corolla 2025 traz como destaque para a nova central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” – no sistema anterior, era de 9” –, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto® e portas USB do tipo “C”. Esse sistema oferece navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão otimizada com dispositivos móveis. Para a linha Corolla 2025, o Toyota Safety Sense (TSS) também foi atualizado com novas funcionalidades, reforçando a atenção com a segurança: Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), agora com atuação em todas as velocidades, que incorpora a função de parada e retomada da aceleração de maneira autônoma, o que proporciona mais comodidade e segurança para o condutor em diferentes condições de uso, inclusive no ambiente urbano eSistema de Alerta de Mudança de Faixas com Assistente de Permanência – LDA (Lane Departure Alert) –, agora adiciona o Assistência a Permanência de Faixa – LTA (Lane Tracing Assist) –, que atua continuamente corrigindo a direção a fim de manter o veículo centralizado na faixa que se encontra, oferecendo resistência caso o motorista desvie a direção sem o uso do indicador de mudança de direção.
Para a linha 2025, o Corolla (nas versões Altis Premium e GR-Sport) recebe o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar status do veículo, histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas sem nenhum custo adicional no aplicativo Toyota App. Além disso, ao adquirir o pacote completo de Serviços Conectados, que conta com um período gratuito de 12 meses, o proprietário pode contar com rastreamento e imobilização de veículo roubado, alertas remotos de limite de velocidade e acionamento do alarme, cerca geográfica – que permite determinar um perímetro de circulação a partir do qual é enviada uma notificação –, monitoramento aprimorado que aciona o cliente em caso de acidente e as autoridades caso não seja possível o contato. Também está disponível a contratação adicional de Wi-Fi para até oito dispositivos.
Na versão XEi, o modelo inclui quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12,3” de alta resolução, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético, ar-condicionado digital e automático, rodas de liga leve de aro 17”, chave inteligente Smart Entry e partida por botão, paddle-shift para trocas de marchas, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de pacote Toyota Safety Sense (TSS) com Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas velocidades, Assistente de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência em Faixa (LTA).
Na configuração híbrida flex, o Corolla é equipado com motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina). Esse propulsor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, o que proporciona uma experiência de condução mais sustentável e garante potência combinada de 122 cv. Nas versões equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, o Corolla tem até 175 cv de potência a 6.600 rpm e 21,3 kgfm de torque a 4.400 rpm quando abastecido com etanol. Associado à transmissão Direct Shift com simulação de dez marchas, o conjunto combina a suavidade do sistema CVT a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, o que reforça a entrega de desempenho.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments