top of page
Buscar
Foto do escritorRedação JBA

Crianças aprendem ESG nas escolas de Campos do Jordão

No programa pioneiro de educação ambiental da Play Recycling, alunos de 2 a 12 anos aprendem sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e consumo consciente


Crianças aprendem ESG (questões ambientais, sociais e de governança) nas escolas em Campos do Jordão (SP): programa inédito da Play Recycling educa para um futuro verde e coletivo (Foto: Divulgação)

Crescendo com responsabilidade socioambiental e aprendendo sobre os desafios climáticos na sala de aula. Para alunos de 8 escolas da rede pública de Campos do Jordão, interior do Estado de São Paulo, essa já é uma realidade. As instituições adotaram o programa pedagógico da Play Recycling, plataforma de educação ambiental que desenvolveu o primeiro e único programa de educação ambiental do país para crianças de 2 a 12 anos e com duração de 3 anos.


Chuva no Saara, neve na África, fogo na Amazônia, calor extremo, massas de ar frio, inundações, deslizamentos, cenário de colapso climático. Da consciência ambiental depende o futuro do planeta e o nosso. As crianças são o foco do programa, porque são as protagonistas da mudança. Mais de mil alunos já foram impactados pelo programa em Campos do Jordão, no ensino do nível fundamental. E a maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade, quando perguntados se acreditam na educação ambiental, optaram pelo selo da Play Recycling com o slogan “Educação ambiental é tudo!”, demonstrando o apoio dos empresários ao programa. O objetivo da Play Recycling agora é expandir o projeto educacional para outras cidades do Vale do Paraíba, como Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos e Taubaté.


A meta é ir muito além da reciclagem de lixo ou da horta comunitária. Até porque o conceito de meio ambiente, para os criadores do programa, é muito mais amplo; é tudo o que está no planeta. Energias renováveis, meios de produção, sustentabilidade, vida marinha, consumo consciente e até lixo espacial são temas trabalhados. “O programa impacta a maneira como as crianças percebem seu papel na preservação do meio ambiente. Elas se transformam em verdadeiros agentes/fiscais e multiplicam os conhecimentos com a comunidade, pais, familiares, amiguinhos. Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é conhecida por ter o ar mais puro do Brasil. Nos últimos meses, vimos que as queimadas chegaram até aqui. Mais da metade do país ficou respirando fumaça tóxica. Precisamos formar novas gerações que saibam que o fogo não é estratégia inteligente de manejo de solo, é crime ambiental”, alerta Karin Brüning, sócia-fundadora da Play Recycling e idealizadora do programa.


“O programa tem sido fundamental na ampliação da consciência ambiental tanto entre alunos quanto entre educadores e familiares”, explica Karin Brüning, cientista, ambientalista e idealizadora da Play Recycling.

Karin Brüning, cientista, ambientalista e idealizadora da Play Recycling (Foto: Ali Karakas)

“O programa Play Recycling é um projeto muito sério que conseguiu reunir diversos temas e tem sido muito proveitoso para nós e para nossas crianças. A aceitação foi excelente tanto por parte dos alunos quanto das professoras que ministram as aulas de educação ambiental”, destaca Vanessa Bustamante, coordenadora do ensino integral, na Escola Municipal Frei Orestes Girardi, em Campos do Jordão, onde 260 alunos são atendidos pelo programa pedagógico da Play Recycling. Com duração de 3 anos, o método exclusivo oferece aos professores planos de aulas detalhados, a fim de equipar crianças com conhecimentos e habilidades para enfrentar um triplo desafio: ecológico, econômico e social. Os conteúdos podem ser encaixados de forma multidisciplinar na grade curricular vigente, segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além de ebooks e de apostilas digitais, a Play disponibiliza às escolas séries de animações educativas (a Turma da Play, que tem mais de 33 mil visualizações no YouTube), histórias-em-quadrinhos, revistas de atividades lúdicas, reuniões com os pais, consultoria, certificados para os professores e campanhas informativas para a comunidade escolar.


Desde 1999, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares. E recentemente, em 17/07, o presidente Lula sancionou a Lei nº 14.926/2024, que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais. A nova legislação obriga a inserção dos temas nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino da educação básica e superior. Mas, apesar da lei, faltam formação aos professores, materiais e programas. O da Play Recycling é o primeiro que atende de forma completa, do berçário ao nível fundamental, a essas necessidades cada vez mais urgentes.


Escola Frei Orestes Girardi Campos do Jordão (Foto: Divulgação)

Segundo Karin Brüning, a mentalidade ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance, ou seja, questões ambientais, sociais e de governança corporativa) é de cooperação. E isto deve ser passado às crianças desde muito cedo. Karin é cientista, formada em Química pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisas realizadas no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, e na Alemanha. Depois de uma carreira brilhante na área farmacêutica, desenvolvendo soluções e medicamentos nacionais para doenças virais, como Aids e hepatite C, resolveu empreender na área ambiental. E o seu olhar científico está em várias das aulas-queridinhas dos alunos, como a construção de robôs funcionais a partir de conhecimentos de energias sustentáveis e o foguete movido a propulsão química. “A atividade demostra a importância do trabalho em equipe, como parte da construção coletiva e participativa do ensino. O foguete é uma metáfora para que as crianças entendam que, com conhecimento e trabalho focado, podemos chegar às estrelas. Não existem limites!”, destaca. E um futuro possível e desejado depende, sobretudo, das pessoas que estão sendo formadas hoje.


Play Recycling

Av. João Doria, 900 - Casa 40

Nova Capivari l Campos do Jordão – SP

Telefone: (21) 97168-2438

Mais informações: playrecycling.green

Comentários


bottom of page