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Foto do escritorVito Zanella

Defender 2023 traz novo motor diesel e duas novas versões

Por Vito Zanella


A Land Rover anuncia a chegada do novo Defender modelo 2023, agora com a nova motorização a diesel D300 MHEV, de 300CV. O SUV ganhou também duas novas configurações: a versão X e a X Dynamic HSE, com novos. Disponível nas opções 90 e 110, o novo Defender Diesel D300 também traz um importante aprimoramento tecnológico, de série, o novo sistema InControl Telematics, que permite o monitoramento e controle do status do veículo, mesmo à distância, por meio de um aplicativo no celular, além de realizar chamadas de emergência e serviço pelo próprio veículo. Os preços vão de R$ 708.950,00 a R$ 800.950,00.


O novo Defender recebeu em sua nova versão a motorização Diesel MHEV, fazendo o equilíbrio perfeito entre potência para superar os mais variados terrenos e tecnologia para reduzir o consumo de combustível e emissão de CO2. O motor MHEV combina um motor a de 300cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica, e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lithium de 48-volts instalada no veículo. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e emissão de CO2. Somada a essa tecnologia, o veículo conta ainda com a arquitetura especial D7x da Land Rover, projetada para situações extremas. Construída com um monobloco leve e forte de alumínio, corresponde à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu. Ela é dez vezes mais rígida do que o Defender anterior, fornecendo bases perfeitas para suspensão totalmente independente.


O Defender também é equipado com sistema de suspensão a ar e sistema Adaptative Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista. O Terrain Response 2 configurável é outro destaque da linha Defender. O sistema inteligente permite que motoristas experientes de off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas mais inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática. Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900 mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2, que garante aos motoristas total confiança para atravessar águas profundas. A combinação de carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg, capacidade de reboque de 3.500 kg, confirmam a resistência do modelo.


Entre os atributos de assistência ao motorista, destacam-se o Blind Spot Assist, que monitora pontos cegos em uma área adjacente ao veículo, o Rear Traffic Monitor, que auxilia o motorista em manobras de ré, e o Clear Exit Monitor, que avisa sobre outro veículo ou objeto em movimento se aproximando por trás quando a porta foi destravada por dentro. Outra novidade é o controle de cruzeiro adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões. O sistema semi-autônomo controla a aceleração e a frenagem do veículo mantendo uma distância segura do carro a frente.

Design - Na versão X Dynamic HSE, os principais elementos que se destacam são: teto contrastante em preto, detalhes nos para-choques e nas laterais em preto brilhante, soleiras com assinatura X-Dynamic, badge exclusive X-Dynamic, assinatura Defender na cor cinza escuro e um jogo de rodas aro 20 diamantadas com detalhes em Dark Grey. Na versão X, a mais equipada da linha Defender, além dos elementos presentes da versão X Dynamic HSE, somam-se o novo capô contrastante em preto, pinças de freio na cor vermelho e lanternas escurecidas. Em seu interior, o luxo se mistura ao contemporâneo com beleza e sofisticação. O teto panorâmico com abertura oferece aos passageiros uma visão privilegiada do mundo exterior. A escolha dos materiais é bem definida, com bancos climatizados em couro premium e acabamentos na cor marrom Vintage Tan ou preto na versão “X”. Na versão X Dynamic HSE e HSE, estão disponíveis cinco tipos de revestimentos: Preto, Marrom Vintage Tan, Cinza Oyster, Bege Acorn e Marrom Khaki. Completando, uma nova tela de 11,4 polegadas sensível ao toque controla os aplicativos e exibe informações do veículo aos ocupantes.


InControlTelematics - A linha Defender agora traz de série a tecnologia InControlTelematics, que faz interface entre a tela de infoentretenimento do veículo e o celular do usuário. Suportada pelo sistema PIVI PRO no próprio automóvel, a experiência tecnológica tornou-se ainda mais ágil, oferecendo novos recursos de segurança e assistência ao motorista. A tecnologia telemática oferece ainda assistência rodoviária e serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall. As ligações de assistência rodoviária (bCall) ajudam o cliente a se sentir mais seguro com a comodidade de ter uma série de serviços ao toque de um botão. Já os serviços de emergência Incontrol eCall podem ser acionados também por um botão no próprio veículo, protegido por uma tampa para evitar acionamentos acidentais. A grande diferença entre a função bCall e eCall é a necessidade do cliente pois o eCall é uma ligação de emergência, acionando o 190.

Tecnologia e entretenimento - O novo Defender Diesel conta com tecnologia embarcada de ponta, com funções como o capô transparente, o novo sistema de conectividade PIVI PRO, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo Terrain Response II (configurável). Ele também oferece o que há melhor em sistema de som, com 11 alto falantes Meridian de 400W de potência e subwoofer integrado. Luz ambiente configurável para a cabine e carregamento wireless sem fio também são de série do veículo. A avançada tecnologia ClearSight Ground View ¬– o capô transparente - ajuda o motorista a aproveitar a capacidade do Defender, revelando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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