Por Cesar Romão
Tomado pela tristeza do sepultamento de João Batista, Jesus retira-se de barco para um lugar deserto, mas a multidão o segue e os discípulos ficam preocupados em como aquelas pessoas iriam alimentar-se. Jesus pergunta o que os discípulos têm para oferecer, eles respondem: “apenas cinco pães e dois peixes”. Jesus toma para si estes alimentos, ergue seus olhos ao Céu abençoa os pães e os peixes multiplicando-os e alimenta seus discípulos e a multidão formada por homens, mulheres e crianças.
Para que o universo nos ofereça alguma coisa, é necessário que tenhamos algo em mãos para ofertar antes de receber. Jesus precisou de apenas alguns pães e peixes para promover o milagre da multiplicação, mas Ele “talvez” não pudesse fazê-lo se os discípulos não ofertassem algo onde seu poder de executar milagres tivesse a chance de atuar.
Milagres acontecem quando uma oferta os precede, esta oferta é justamente o que temos em mãos e pensamos não servir para Deus, mas é justamente isto que Ele quer de nós, a humildade em aceitar o que temos e a coragem de partir deste ponto para uma realização maior apoiados em nossa crença.
Dar o primeiro passo diante do caminho nos coloca na rota, um leve movimento de nosso coração pode nos conduzir por longas distâncias, mas somente quando acreditamos que tudo que está em nossas mãos tem algum motivo, algum poder de multiplicar-se e que nossa missão é maior do que imaginamos. Eis os nossos cinco pães e dois peixes. Eles podem ser nossas competências, nossa intuição, nossa vontade de vencer os desafios do dia a dia e até nossa razão de existir.
Não despreze coisa alguma em sua vida ou no caminho de sua busca, o que sobra hoje poderá faltar amanhã, o que falta hoje poderá sobrar amanhã. É a união de pequenas células que mantém nossa imensa maquina humana ativa na existência. Quando quiser alguma coisa do universo, certifique-se de que tem em mãos uma oferta por mais simples que seja, por menor que seja ou por mais insignificante que pareça, é exatamente esta matéria prima que o universo necessita para multiplicar as coisas em sua vida, nunca estenda as mãos vazias diante de sua vontade de realização.
Cesar Romão é palestrante e escritor de best-sellers.
Comments