BEG Gin explica técnica conhecida como fat-washing traz aromas e sabores ao seu drink de gim
Bacon vai bem com tudo. Não por menos, desde 2004 a carne tem como o primeiro sábado de setembro sua data não oficial. A homenagem foi feita por estudantes da Universidade do Colorado, em Boulder, nos EUA, e adotada por quase todo o globo. Além de compor a culinária, como ingrediente ou prato principal, o bacon pode também dar um up na coquetelaria.
Fat-washing
A técnica conhecida como fat-washing é amplamente difundida nos bares do mundo por causa de Don Lee, do bar Please Don't Tell, em Nova York (EUA). Em 2007, Don apresentou ao mundo uma mistura de whiskey bourbon com gordura de bacon, que foi usada para criar um Old Fashioned. A inspiração de Lee veio de um mixologista chamado Eben Freeman, que fazia uma infusão de manteiga no rum. Ou seja, Lee juntou em um copo duas coisas que os estadunidenses adoram.
Claro que a técnica de Lee passou a ser testada em todos os cantos da Terra, inclusive no Brasil. Aqui nós não somente passamos a "infusionar" o bacon no uísque como em muitas outras bebidas alcoólicas, inclusive no gim.
A técnica é pura química. Muitos compostos que criam aromas potentes podem ser diluídos em gordura ou em água. Por conta de sua estrutura química, o álcool consegue extrair ambos em um único ingrediente, o que não acontece se você fizer uma infusão com água ou outras gorduras, como azeite.
Para fazer seu fat-washed gim (e usar nas receitas abaixo), é preciso fritar algumas tiras de bacon primeiro. Quanto mais tostadas, melhor. Em seguida, reserve o óleo que ficou após a fritura. Pegue sua garrafa de gim (a dica é usar o BEG GIN New World Navy) e despeje em pote de vidro. Agora, adicione todo o óleo reservado da fritura do bacon, feche o pote e deixe descansar em temperatura ambiente por 12 horas. Depois, coloque no congelador por mais 12 horas. Nesse período, a gordura do bacon vai reagir com o álcool e água do gim, trocando sabores e aromas. Por fim, ela vai endurecer, facilitando a remoção e a filtagrem. Coe o líquido e está pronto para usar.
Abaixo, três sugestões de receitas de coquetéis que podem ser feitos com o gim fat-washed.
Negroni Bacon
Ingredientes
30 ml de fat-washed gim
30 ml de vermute
30 ml de campari
1 tira bacon para guarnição
Gelo
Modo de Preparo
Em um copo baixo, coloque as pedras de gelo ou o gelo grande.
Adicione o gim, o vermute e o campari.
Mexa com uma bailarina por 30 segundos.
Finalize com uma fatia de bacon dentro do copo.
Bloody Bacon Mary
Ingredientes
50 ml de fat-washed gim
200 ml de suco de tomate
3 dashes de molho inglês
3 dashes de pimenta
15 ml de suco de limão
sal e pimenta do reino a gosto
6 palitos de bacon para guarnição
Gelo
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira e bata vigorosamente.
Sirva em copo alto com os palitos de bacon, meia rodela de limão e muito gelo.
Bacon fizz
50 ml de fat-washed gim
15 ml de suco de laranja
1 clara de ovo
30 ml de xarope de açúcar
1 tira de bacon para guarnição
Gelo
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente.
Sirva em copo baixo ou em taça martini com uma tira de bacon sobre a borda.
Para quem não conhece, o BEG Gin é um produto produzido artesanalmente na Fazenda São José, no distrito Joaquim Egídio, em Campinas (SP). A essência de seus produtos é composta pelo zimbro, semente de coentro e raiz de angélica, que juntos promovem o sabor seco e fornecem as notas frutadas de um clássico gin inglês. Os botânicos exclusivamente brasileiros, como folhas de Pitangueira, flores de Sabugueiro-do-Brasil, além do Cardamomo, Canela, de Capim Santo, cascas de Limão Taiti, Mexerica e Laranja Lima adicionam as características exóticas, cítricas e tropicais, promovendo complexidade no sabor bebida. Para saber onde encontrar, acesse https://beggin.com.br/onde-encontrar/.
Comments