Por Paulo Panayotis
Mealhada e Póvoa de Lanhoso – Norte de Portugal. “Boa tarde. Posso tomar, aqui no seu restaurante, um vinho que ganhei? Eu pago pelo serviço”. Com quase 87 anos, “seu Victor” é a alegria e a jovialidade em pessoa! “Mas claro que pode, responde ele. E não vai pagar nada a mais por isso”, completa com um sorriso incomum no rosto. Junto com suas filhas, Victor Peixoto é um dos maiores símbolos da tradição portuguesa de servir um excepcional bacalhau. Faz isso desde seus 19 anos quando pediu permissão para o pai, um português das antigas, para abrir seu próprio “negócio”.
Desde então, transformou seu estabelecimento em uma referência em todo o país. “Viemos de Lisboa somente para conhecer o restaurante “O Victor” e seu lendário bacalhau”, afirma Antonio Bento, empresário lisboeta. “Rodamos quase 400 quilômetros até Póvoa do Lanhoso e tomara que a fama dele se confirme, completa ele aspirando os divinos aromas espalhados por todo lado.
“Devo quase tudo isso aqui a um escritor brasileiro que, há muitos anos, fez nossa fama lá no Brasil, confidencia seu Victor, enquanto mostra fotos de Jorge Amado, Zélia Gatai e dele. “E voltaram várias vezes, completa, para comer sempre o mesmo prato: bacalhau na brasa com batatas ao murro!”. De fato, um prato inesquecível! Chega à mesa 1,2 kg de verdadeiro bacalhau Gadhus Morhua, norueguês, perfeitamente assado no carvão, escoltado com batatas ao murro, cebolas e alhos crus bem picadinhos!
Um brinde seu Victor! E ele, com quase 9 décadas de experiência e alegria, decreta, após elogiar meu vinho: “o senhor vai voltar. Enquanto isso, vamos conversando pela internet. Sou eu que faço mídias sociais por aqui!” Rapaz, penso comigo mesmo, além de supervisionar tudo ele ainda encontra tempo para propaganda! Que máximo! Merece ou não merece o sucesso que faz? Um querido!
O Rei do Leitão. “Pode ir lá que eu garanto. E ainda vou pedir para abrir o restaurante somente para você, já que nesta segunda eles estarão fazendo cursos de reciclagem para os funcionários.” Meu amigo, Dr. Ernesto Lareth, advogado conhecido na região do Porto, é quem “determina” que eu vá: “vais adorar ó Paulo, é o melhor leitão de toda a mealhada e seguramente de Portugal”, sentencia ele. Para quem esperava encontrar um restaurante acanhado, típico português, tomei um susto: é um Michelin!
“Assamos nossos leitões de leite em nossos próprios fornos, construídos especificamente para isso, explica com orgulho Paulo Rodrigues, o rei dos leitões! São mais de oito mil por ano! Um dos poucos restaurantes em Portugal a ostentar o título de “Embaixador de Honra da Gastronomia Europeia, o lugar faz por merecer.
Tem uma extraordinária carta de vinhos e serve, além do “capão”, ou leitão no forno de lenha, uma enorme variedade de petiscos e delícias típicas da Bairrada, onde fica o restaurante. “Estamos orgulhosos com essa distinção que é baseada na defesa e promoção da enogastronomia e da cultura europeia e especificamente portuguesa" garante o simpático Fernando Ruas, gerente.
“Será que eu posso experimentar orelhinhas e pezinhos assados,? Claro, afirma ele, não servimos normalmente estas partes, mas hoje é um dia especial, o restaurante foi aberto apenas para os senhores, arremata com orgulho.
Fico lisonjeado com tamanha honra e qualidade em tudo que experimentei. Dos espumantes exclusivos, orgulho da Bairrada, ao excepcional presunto e, claro, os “capões que tem em média, quatro quilos. Agora sei porque figuras do porte de Chico Buarque, Fafá de Belém e Shakira, entre outros, já passaram por aqui. Fiquei a pensar: em Portugal, o que escolher? Bacalhau ou leitão? Nem precisa responder né? Salut e um grande beijo ao seu Victor e ao Paulo Ricardo. Ah, e um especial ao Dr. Ernesto, ó pá! Agora, sinto-me na deliciosa obrigação de retornar, como Jorge Amado, mais vezes. Só que com a obrigação dobrada por ter que incluir o Rei dos Leitões! Ah, santa profissão esta que escolhi!
Fotos Paulo Panayotis & Adriana Reis
O jornalista esteve no Rei dos Leitões a convite do restaurante e do Dr. Ernesto Lareth.
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)
Comments