Mostra apresenta cenas de bikes como meio de transporte em várias cidades do Velho Continente
Seja por lazer, esporte ou trabalho, as bikes têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia de quem busca por alternativas de meio de transporte mundo afora. Para apresentar o cotidiano e a diversidade da relação entre ciclistas e suas “magrelas” em países da Europa, a exposição #ocupaçãobicicleta chega à Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, com operação e manutenção da concessionária ViaQuatro. A mostra fica até o fim do mês na estação Fradique Coutinho.
Com curadoria de Marcos Alves, as imagens da #ocupaçãobicicleta foram registradas com a câmera de um celular pela jornalista multimídia Denise Silveira em suas viagens desde 2016. Inclui paisagens da Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha, Inglaterra e Irlanda, distribuídas em 20 painéis. Entre os cliques, estão cenas de um pai que leva a filha na garupa enquanto ela observa uma escultura de bicicleta, a cantora Martn’ália checando uma bike no intervalo entre um show e outro, a ciclovia dentro d’água “Fietsen Door Het Water”, que passa submersa por um lago no parque natural de Bokrijk, Bélgica, entre outras.
“O metrô é um espaço democrático para a arte e a informação, uma necessidade para quem precisa se deslocar para trabalhar durante a pandemia. Por isso, esse diálogo com os passageiros é fundamental”, afirma Denise Silveira.
Exposição #ocupaçãobicicleta
Até 30 de abril
Estação Fradique Coutinho
Comments