Por Vito Zanella
Lançado no final de 2018, o Tiggo 5x foi o primeiro modelo produzido pela Caoa Chery em Anápolis (GO) e trouxe constantes avanços em termos de tecnologia, conforto e desempenho. Agora, com duas novas versões, o modelo amplia sua faixa de atuação no segmento de SUVs compactos, oferecendo ainda mais opções aos consumidores com a versão de entrada, Sport, modelo 2024, e com a Top de linha, Pro Hybrid Max Drive, também 2024. Os preços variam entre 119.990,00 e R$ 164.990,00.
A nova versão de entrada o 5x Sport proporciona ainda maior competitividade ao SUV compacto e mantém os principais quesitos que levaram o Tiggo 5x a um grande sucesso de vendas e de críticas. Assim como o Tiggo 5x Pro, o Sport chega com a transmissão CVT, que junto com o motor 1.5 Turbo Flex, trouxe ao veículo ganhos em desempenho e uma dirigibilidade, ainda mais focada no conforto. No design, a identidade do 5x Pro prossegue mantida rigorosamente para que a versão siga transmitindo as mesmas impressões de requinte e robustez.
Da mesma forma, o interior conta com extenso pacote ergonômico, central multimídia de 10,25", painel digital colorido, e uma série de itens de conforto, tecnologia e segurança. O modelo segue com ótimo espaço interno e dimensões. São 4.318 mm de comprimento, 1.831 mm de largura e 1.679 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.610 mm e o porta-malas tem uma capacidade de 340 litros. O 5x Sport manteve a personalidade graças aos elementos de design herdados da versão Pro. Na dianteira, a grade com desenhos no formato “Diamond”, característica dos SUVs da linha Pro, da Caoa Chery, garantem o visual imponente. Os faróis halógenos possuem o mesmo desenho das demais versões e segue acompanhado de faróis diurnos em LED. Nas laterais, a versão recebeu exclusivas e sofisticadas rodas aro 17".
Com visual inspirado na tecnologia, o interior conta com duas amplas telas digitais: central multimídia sensível ao toque de 10,25" com Android Auto e Apple Car Play e Bluetooth, uma das maiores do segmento, e painel de instrumentos com 7". A atmosfera tecnológica se faz presente também na luz ambiente com opções de cores no painel e nas portas. O pacote ergonômico é outro destaque: porta objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e diversos outros botões ficam confortavelmente acessíveis ao motorista. Os bancos, revestidos com tecido premium, além de ergonômicos, possuem ajustes elétricos para o motorista, item exclusivo no segmento de SUV compacto. O volante tem design esportivo com base reta, além de ser multifuncional e com regulagem de altura e de profundidade. Há ainda Comando de Climatização à Distância (CCD); acionamento do motor pela chave à distância; três entradas USB; compartimento refrigerado no console central; retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador; chave presencial e botão de partida.
Sob o capô, o 5x Sport traz o motor 1.5 Turbo Flex, já consolidado no mercado nacional, acompanhado do câmbio CVT de 9 velocidades simuladas. Além disso, o modelo conta com alavanca do tipo Joystick e que permite trocas manuais. A potência máxima segue sendo 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, assim como o torque máximo de 21, 4 kgfm, disponível de 1.750 rpm a 4.000 rpm.
A versão Pro Hybrid passa a contar agora com o sistema Max Drive, que integra o pacote de equipamentos de assistência de condução - ADAS, oferecendo mais uma tecnologia ao consumidor. Baseada na substituição do alternador tradicional por um gerador/ motor BSG (Belt Starter Generator), o sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. Essa energia é armazenada em uma bateria 48V e utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados. Ou seja, o motor 1.5 Turbo Flex à combustão é assistido pelo sistema elétrico. O sistema é inteligente e detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando há necessidade por economia ou por desempenho, utilizando o algoritmo desenvolvido no seu máximo potencial. Com isso, há redução de 13% nas emissões de CO2 e economia de até 26% no consumo de combustível.
Outro diferencial é a melhora do desempenho. O sistema BSG entrega 10 CV de potência e 40Nm (4,1 kgfm) adicionais para auxiliar o motor a combustão. Por esse motivo, na versão híbrida os modelos da CAOA Chery passam a ter 160 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque máximo. O TIGGO 5x PRO Hybrid Max Drive segue contando com câmbio CVT de 9 velocidades. A tecnologia Híbrida 48V conta também com sistema start-stop que desliga o motor em paradas como semáforos e dá partida automaticamente quando acionado o acelerador. Esse sistema também auxilia na redução do consumo e na emissão de poluentes, além de minimizar ruídos ociosos enquanto o veículo está parado.
Além da motorização híbrida e do sistema start-stop, o 5x Pro Hybrid Max Drive possui itens de tecnologia e design trazido na nova versão. O SUV passa a contar com volante com base reta, com design mais esportivo; sensor de chuva e carregador de celular por indução. O utilitário esportivo segue contando com o design cheio de personalidade e sofisticação da versão PRO Hybrid e as dezenas de equipamentos de série que fazem do modelo um sucesso de vendas da marca. O Max Drive, por meio de uma sofisticada tecnologia que utiliza uma câmera multifuncional e sensores, oferece assistência de condução ao motorista, representando um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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