Por Vito Zanella
A Fiat acaba de lançar no Brasil seu primeiro SUV Coupé: o Fastback. Totalmente projetado no Brasil e fabricado em Betim (MG), o modelo, segundo a marca, é o maior representante do reposicionamento da Fiat no mercado. De acordo com a Fiat, tudo começou com um carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, que foi elogiado mundialmente por seu design que trazia a harmonização perfeita entre os desenhos de um SUV e um coupé. Com grande sucesso de público e mídia, o conceito ganhou vida e serviu como inspiração para o desenvolvimento do Fastback, desde o nome até as linhas marcantes e inovadoras. O novo modelo da Fiat está disponível em três versões - Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth – e os preços vão de R$ 129.990,00 a R$ 149.990,00. Ele sai de fábrica reunindo conteúdos como sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de até 10,1 polegadas e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como item opcional. A Limited Edition Powered By Abarth traz um visual exclusivo e conta com o motor Turbo 270 Flex. O lançamento coloca a Fiat em um novo mercado: o de SUV Coupé, sendo o primeiro veículo da marca a ocupar tal categoria seleta. Ele será o topo de gama da linha de carros de passeio da Fiat.
Desenvolvido pela Design Center South America da Stellantis o Fastback traz design imponente, e clássico design ítalo-brasileiro característico da Fiat. Para isso, uniu a posição de dirigir mais elevada e a volumetria externa típicas de SUVs com conforto interno e um porta-malas bem generoso. Além disso, foi adicionada ainda a essa mistura a esportividade de um coupé. Na visão lateral salta aos olhos a silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira. A linha que começa na lateral, passa em cima da roda traseira e segue até o spoiler, dando movimento e largura para a traseira, transpirando velocidade. Já o frontal é sofisticado, moderno e esportivo. O parachoque tem entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas. Além de um desenho que transpira velocidade, o SUV coupé possui um toque que confere ainda mais esportividade e elegância: a pintura bicolor (item de série na Impetus e Limited). Para completar, as rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado, que deixa o Fastback ainda mais completo e refinado. Chegando à traseira, essência do SUV coupé, a tampa do porta malas tem linha bem fluida, terminando na porção final imponente com lanternas a LED, super tecnológicas e flutuantes, no conjunto óptico tridimensional.
O design do interior que é clean, esportivo e futurista também chama a atenção no Fastback. O cockpit tem uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes. Além disso, a posição do console central dá grande destaque à central multimídia e deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos. Já a posição de direção mais alta transmite total sensação de segurança. Os bancos são bem espaçosos, confortáveis e possuem acabamento primoroso, com tecidos suaves ao toque. Estão disponíveis o Mescla Sanchez com embossed, o couro ecológico preto com embossed e o couro natural Steel Grey com bordado. Ainda sobre o espaço interno, destaque ao porta-malas, o maior da categoria, com 600 litros de capacidade, maior comprimento, largura e abertura de acesso entre os concorrentes, além de cobertura retrátil, facilitando a disposição de diversas malas e quaisquer objetos que o usuário queira transportar. Com os bancos rebaixados, o volume chega a 1.087 litros. O espaço está também na maior capacidade do segmento em seus porta-objetos: são 28 litros no total, o melhor da categoria. Vale dizer que o modelo conta com um porta-copos removível com porta-objetos secreto. Para completar, por dentro o Fastback ainda traz: easter eggs escondidos com desenhos que possuem a cara da Fiat. O modelo está disponível em seis cores: preto Vulcano, branco Banchisa, cinza Strato, prata Bari, vinza Silverstone e vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth).
O Fastback foi desenvolvido sobre a plataforma MLA, uma das mais modernas e versáteis da Stellantis, totalmente modular e que entrega muita qualidade e robustez. Segundo a marca, a carroceria é composta por 87% de aço de alta e ultra resistência que dissipam melhor a energia do impacto em caso de colisão, trazendo grande integridade ao habitáculo. Além disso, o veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia tão eficiente que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax. Outro ponto forte do modelo é a altura do solo (192 mm), que está entre as melhores da categoria. Junto com os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2), as medidas fazem com que o Fastback encare tranquilamente quaisquer obstáculos na cidade e também os desafios de uma estrada de terra. Ele também tem o maior comprimento (4,43m) entre os seus principais concorrentes.
Toda a linha Fastback é 100% turbo. Com duas opções de motorização, ele é equipado nas versões Audace e Impetus com o Turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em 9,4 segundos. O consumo é de até 14,6 km/l na estrada. Para aqueles que procuram um desempenho ainda mais arrojado, a Fiat traz o motor Turbo 270 Flex com a potência de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque na versão Limited Edition Powered by Abarth. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundo. O modelo vem com três modos de direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta acionar um botão no volante e então todo o ajuste do carro é alterado com maior sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento mais arisco das trocas de marcha, um modo de direção mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica de torque (DTV). Para comandar esses motores de ponta, a transmissão também está à altura. Por isso, o Fastback vem com câmbio CVT nas versões com Turbo 200 e transmissão automática de 6 marchas associada ao Turbo 270.
Tecnologia - O modelo é equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente. Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente. O modelo também vem com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”. Eles ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O novo SUV da Fiat traz também cluster full digital de 7 polegadas personalizável em que o usuário pode escolher se deseja ter informações de forma analógica ou digital, como força G, pressão do turbo, consumo em tempo real, entre outras.
Em relação a conectividade, o modelo é equipado com central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão) com o Fiat Connect////Me, a plataforma exclusiva conectada da marca, vinculado à tela maior, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. Para completar, agora passará a ser possível também fazer o agendamento da revisão e de outros serviços em concessionária diretamente pelo app My Uconnect conectado à central. O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments