top of page
Buscar
Foto do escritorRedação JBA

Festival SatyriCine Bijou 2024 celebra o talento da atriz Gilda Nomacce e premia a criatividade do cinema brasileiro

De 11 a 21 de julho, a edição deste ano exibe 10 longas e 12 curtas inéditos na Mostra Competitiva. Plataforma para cineastas emergentes e filmes independentes, o evento fortalece a diversidade


A Todo Vapor

Com sua rica trajetória e compromisso contínuo com a democratização do acesso ao cinema, o Festival SatyriCine Bijou reafirma sua importância como um dos eventos culturais mais significativos de São Paulo. A edição de 2024 acontece de 11 a 21 de julho na Sala Patrícia Pillar do Cine Satyros Bijou, e exibe 10 longas e 12 curtas inéditos de cineastas emergentes na Mostra Competitiva, além da Mostra Homenagem, celebrando a atriz Gilda Nomacce, aos 40 anos de carreira e mais de 100 personagens. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão.


A abertura acontece no dia 11 de julho, às 20h30, com a exibição do filme Os Humores Artificiais, da Mostra Homenagem, show musical de Cida Moreira e apresentação da programação do festival, finalizando com um coquetel para os convidados.


O júri deste ano será composto por Aimar Labaki, Jeferson De, Julia Bobrow, Luh Maza e Tuna Dwek. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 20 de julho, às 20h30, com coquetel, exibição do filme Lilith, da Mostra Homenagem, entrega de troféus e show musical. No dia 21 de julho serão reexibidos os filmes premiados na Mostra Competitiva.


Os competidores, tanto curtas quanto longas, concorrem em 13 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhores Intérpretes, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e Prêmio Especial do Júri (caso houver).


O Festival SatyriCine Bijou não apenas celebra o cinema, mas também desempenha um papel crucial na promoção da cultura e do pensamento crítico no Brasil. Ao oferecer uma plataforma para cineastas emergentes e filmes independentes, o festival fortalece a diversidade e a inovação no setor audiovisual. Além disso, as homenagens e os debates promovidos durante o evento fomentam um diálogo intergeracional e enriquecem a compreensão do cinema como um espelho da sociedade.


“Quando recebi o telefonema do Ivam Cabral me contando da homenagem, fiquei muito comovida e voltou como um filme na minha mente que, há exatos 30 anos, eu estava com Os Satyros me apresentando em Lisboa no teatro. Agora ser homenageada no cinema por quem faz parte da minha história, é muita alegria e honra”, comenta a atriz.

Mais Pesado (Foto: Iluminura Filmes)

Homenagem especial: Gilda Nomacce


A edição de 2024 homenageia a atriz Gilda Nomacce com o Troféu Helena Ignez. Além disso, o festival promove uma Mostra Homenagem, com a exibição de alguns dos principais trabalhos da atriz, como o longa Ausência (2014), com direção de Chico Teixeira, e o curta O Duplo (2012), dirigido por Juliana Rojas.


Sobre Os Satyros


Desde o ano 2000 instalados no endereço atual, o grupo Os Satyros foi um dos responsáveis pelo movimento de revitalização da praça Franklin Roosevelt, na região central da cidade. O local, até então marcado por altos índices de criminalidade e abandono social, se tornou exemplo de como o envolvimento de todo o corpo social de uma área pode mudar a realidade da região. Ao longo de mais de três décadas de carreira, a Cia. desenvolveu uma linguagem cênica pautada por críticas sociais.


Festival SatyriCine Bijou

De 11 a 21 de julho de 2024

Abertura: 11 de julho, às 20h30

Premiação: 20 de julho de 2024, às 20h30

Local: Cine Satyros Bijou - Sala Patricia Pillar, Praça Roosevelt, 172, São Paulo, SP

Entrada gratuita: os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão

Comments


bottom of page