Por Vito Zanella
A Fiat escolheu os modelos Pulse e Fastback para estrear a tecnologia híbrida da marca. O novo motor T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus dos SUVs, aliado ao câmbio CVT de sete velocidades, 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgfm de torque, entregando performance e o melhor custo-benefício. No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.
O sistema é composto por duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista), além do sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias), usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada, e motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão, alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.
Lançado em 2022; o Fastback 2025 híbrido conta com as cores preto Vulcano, branco Banchisa, cinza Silverstone, prata Bari, cinza Strato e a nova azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). A versão Impetus oferece ainda o teto bicolor de série. A versão Audace T200 Hybrid AT traz: Carregador por Indução; Multimídia 10,1”; Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist); AEB; Detecção de Chuva; Retrovisor Fotocrômico; Farol Alto Automático e Partida Remota, entre outros itens. A versão Impetus T200 Hybrid AT, além dos itens da versão anterior, oferece: Cluster 7”; Sensor de Estacionamento Dianteiro; Farol de Neblina; Luz no Retrovisor; Retrovisor com tilt down e rebatimento; Roda de Liga 18”; Teto Bicolor e Bancos em Couro, entre outros. O Fastback Audace T200 Hybrid AT tem preço sugerido de R$ 151.990,00 e o Impetus T200 Hybrid AT, R$ 161.990,00.
Lançado em 2021, o Pulse 2025 híbrido traz como opções de cores preto Vulcano, branco Banchisa, vermelho Monte Carlo, prata Bari, cinza Strato, cinza Silverstone e azul Amalfi (exclusiva para Audace e Impetus). A versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus esta pintura é de série. A versão Audace traz, entre outros itens: Multimídia 10,1”; Banco Bipartido; Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento; Keyless; Carregador por Indução; Partida Remota; Rodas em Liga 16” e Volante em Couro. O Pulse Impetus T200 Hybrid AT traz os itens da versão anterior, mais: Cluster 7”; Multimídia 10,1”; Sensor de Estacionamento Dianteiro; Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist); Frenagem Autônoma de Emergência (AEB); Farol de Neblina; Luz no Retrovisor; Retrovisor com tilt down e rebatimento; Detecção de Chuva; Retrovisor Fotocrômico; Farol Alto Automático; Roda de Liga 17”; Bancos em Couro e Teto Bicolor. O Pulse Audace T200 Hybrid AT traz preço sugerido de R$ 125.990,00 e o Pulse Impetus T200 Hybrid AT, R$ 140.990,00.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.