top of page
Buscar
Foto do escritorVito Zanella

Hyundai inicia vendas do novo HB20 sedã

Por Vito Zanella


Começaram as vendas do novo HB20S, a opção de carroceria três volumes do HB20 da Hyundai. Preços sugeridos vão de R$ 85.890,00 a R$ 125.290,00. Apresentado no começo de julho, junto com a variante hatchback, o modelo chega agora ao mercado com a mesma renovação profunda de design, inclusão de elevado conteúdo de segurança e tecnologia, maiores dimensões e itens exclusivos. As novidades apresentadas anteriormente para o HB20 de dois volumes também se aplicam ao sedã, que fazem dele um veículo ainda mais moderno e sofisticado. Em comparação com o hatchback, o novo Hyundai HB20S traz opções exclusivas de cores internas em tons de cinza, além de um design diferenciado para as rodas diamantadas de 16”. Outra exclusividade do sedã é o inédito recurso Smart Trunk, de abertura do porta-malas por aproximação.


Design atualizado - O novo design, mais retilíneo e geométrico, também recebeu nova grade frontal, faróis, para-choque dianteiro, para-lamas dianteiros e capô, trazendo mais refinamento e sofisticação ao modelo, que teve seu comprimento aumentado em 65 milímetros, sendo 50 milímetros no balanço dianteiro e 15 milímetros no balanço traseiro. A dianteira foi completamente atualizada, a nova grade frontal conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e opção em LED, para-choque mais volumoso que, agora, abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, que reforçam a sensação de robustez. Na parte externa, chama a atenção a lateral do veículo, com linhas evidenciadas pelo aumento do comprimento, que seguem de uma ponta a outra. A traseira foi totalmente reestilizada e também cresceu. Ela traz agora lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, em linha com outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra.


Para a carroceria sedã, o elemento de ligação entre as lanternas acende formando uma assinatura de luz única. A harmonia entre o novo para-choque, as novas lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas na lanterna e o novo design da tampa do porta-malas tornam o visual expressivamente tecnológico e moderno. As maiores dimensões externas são complementadas pelas novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado, que cresceram em relação as rodas de 15” utilizadas anteriormente. Elas vêm com design específico, ainda mais sofisticado. Para a carroceria de três volumes, as cores mais claras no interior, com tons de cinza, remetem a um ambiente de maior requinte e sobriedade. O destaque vai para a especificação Platinum Plus, topo de linha, que tem bancos de couro na tonalidade cinza claro, em contraste com o painel predominantemente cinza mais escuro.

Mais conveniência a bordo - O novo HB20S chega com grande conteúdo tecnológico. Com o sistema Hyundai Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple Car Play sem fio, motorista e passageiros estarão mais confortáveis e conectados onde quer que estejam. O novo Supervision Cluster, disponível a partir da versão Platinum, é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade. Destaque especial para a Partida Remota do motor, disponível a partir da versão Platinum. Essa tecnologia dá ao condutor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro à distância, usando a chave presencial. A chave presencial também permite o travamento e destravamento das portas por aproximação, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel. Também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada no trânsito para reduzir o consumo de combustível e as emissões.


O novo HB20S conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante. Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, o novo HB20S passa a contar com até três entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido de bateria, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros. Também há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. Controle de cruzeiro e limitador de velocidade tornam-se padrão para toda a linha. E, para as versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e a função de acendimento automático dos faróis.


Segurança aprimorada - O pacote de segurança avançada da Hyundai, denominado SmartSense, ganhou funções adicionais para a nova família HB20, entre elas, o Assistente de Centralização e Permanência em Faixa (LFA e LKA); o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA); Saída Segura (SEW) e Assistente de Ponto Cego (BCA). Todas as versões do novo HB20S contam com seis airbags, com destaque para os novos airbags de cortina laterais. Também fazem parte da lista padrão: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC), entre outros.


O novo HB20S conta com os motores Kappa 1.0 (aspirado) e Kappa 1.0 TGDI (turbo), que utilizam a configuração de três cilindros com 12 válvulas para entregar o desempenho de um motor maior com o consumo de um motor compacto, seguindo o protocolo de emissões L7. O motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional. Com injeção direta, turbocompressor e intercooler, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page