top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo Panayotis

Já considerou a Suíça como seu próximo destino? Muitos brasileiros já...

Nunca esqueço a primeira vez que fui para a Suíça! Ninguém falava em aquecimento global nem sustentabilidade e a discussão sobre meio ambiente ainda era restrita aos círculos acadêmicos e científicos.


Apesar do aquecimento global, a maior área esquiável do planeta continua na Suíça

De carro alugado, fui conhecer os Alpes Suíços no verão. Isso mesmo: no verão europeu. Fiquei encantado com a delicadeza das pequenas e milhares de flores multicoloridas que nasciam nas encostas dos vales. E o que dizer da imagem de milhares de vaquinhas suíças pastando com aqueles sinos nos pescoços? Abelhas zuniam felizes, crianças brincavam por toda a parte, enfim, um mundo quase perfeito.


Estação de esqui de Titlitz, uma das maiores na Suíça

Nos últimos anos, tudo isso mudou e a preocupação em deixar um mundo melhor para as futuras gerações não só entrou em pauta com força como provocou uma mudança generalizada no setor turístico mundial. “Entre janeiro e julho de 2024, o número de pernoites de brasileiros na Suíça registrou um aumento de 21%, refletindo não apenas um maior interesse pelo destino, mas também estadias mais longas. Esses dados reforçam o crescente interesse do público brasileiro pelo destino”, afirma Fabien Clerc, Consul Suíço em SP e Diretor do Turismo da Suíça no Brasil. Fabien lidera uma delegação especial composta por 23 representantes de destinos, hotéis, meios de transporte e atrações turísticas, que se reuniram pela primeira vez no Brasil, para anunciar as inovações da temporada de inverno 2024/2025.


Natalia Leal, Turismo da Suíça e Vanda Catão, Turismo de Lucerna

“E nossa preocupação com o meio ambiente é um dos destaques, afirma Natalia Leal, Gerente do Turismo da Suíça no Brasil”. Há cada vez mais brasileiros conhecendo a Suíça e especialmente a charmosa cidade de Lucerna, afirma Vanda Catão, do Turismo de Lucerna. E todos eles se preocupam com o meio ambiente e com a sustentabilidade dos destinos que decidem conhecer, completa ela.


Lago Lucerna ao entardecer

Lucerna, aliás, foi uma gratíssima surpresa para mim. A beira de um lago lindíssimo, os turistas europeus a frequentam desde 1840. Leon Tolstoy e Mark Twain estiveram lá. Winston Churchill também. Todos atraídos pela tranquilidade e beleza de Lucerna.A famosa ponte da Capela e sua Torre d’água são exemplos perenes deste clima de paz e estética perfeitas. A poucos passos do hotel Schweizerhof, onde fiquei hospedado, a velha ponte tem antiquíssimos afrescos pintados a mão em toda a sua extensão. Assim como Lucerna, dezenas de outras cidades perdidas nos Alpes Suíços podem e devem ser visitadas. Seja no verão, no inverno ou, porque não, na primavera ou no outono.


Gastronomia premiada, um dos atrativos dos Alpes Suíços

Os fantásticos esportes na neve, os teleféricos, os restaurantes e a gastronomia típicas fazem com que uma viagem para os Alpes Suíços não seja apenas para quem gosta de esquiar na neve. É o meu caso. Já até dei minhas “esquiadinhas” mas confesso que não sou bom o suficiente. Em compensação há de tudo por lá a qualquer época do ano. Ou quem não adoraria uma experiencia em uma das melhores fabricas de chocolate do mundo? Esta é uma das visitas que podem ser feitas com o “Choco Pass” que você adquire no Brasil antes de sair daqui. Os diversos museus, como o dos trens, ou dos automóveis antigos? Ah, e um detalhe: todo o transporte nas cidades, seja ele de trem, ônibus ou trolleys é gratuito e pode ser usado quantas vezes quiser. Então? Gostou? Está considerando a Suíça como seu próximo destino. Quer dicas personalizas? Um roteiro completo? Ok, ok... escreve para mim no ppanayotis@oquevipelomundo.com.br que eu te ajudo em cada passo. De resto meu amigo, é preparar o celular e o espírito porque vai ter muita, muita coisa para clicar por lá.



Jornalista Paulo Panayotis com moto de neve em Lucerna

Fotos Paulo Panayotis & Adriana Reis





Paulo Panayotis é ex correspondente de TV, mergulhador, escritor e conhece quase 80 países e viaja com apoio Avis. www.oquevipelomundo.com.br

Comments


bottom of page