Por Vito Zanella
Pouco mais de seis meses após do novo Kicks, o crossover da Nissan ganha sua primeira série especial com edição limitada, o Kicks XPlay, com visual diferenciado, itens exclusivos e um presente para seus compradores: um NFT (Non Fungible Token) de uma peça de criptografia feita pelo artista digital brasileiro Fesq, com base nos desenhos de esboços do design da novidade. Para o mercado brasileiro, a Nissan vai produzir mil unidades do Kicks XPlay em seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, que começam a chegar às concessionárias no início de outubro. Além das mil unidades para o mercado brasileiro, serão fabricadas mais 350 unidades que vão ser exportadas para Argentina e Paraguai. O preço sugerido no mercado nacional é de R$ 122.990,00.
O modelo será oferecido em combinação de duas cores exclusiva: branco Diamond perolizado com teto vermelho. A assinatura do nome da edição limitada estará nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, um aerofólio esportivo preto foi desenhado especificamente para a novidade. O estilo da traseira é complementado com adesivos na parte superior das colunas C. Ainda no exterior, acabamento em vermelho foi aplicado nos retrovisores. E, como a Nissan costuma fazer em suas edições limitadas, a numeração da unidade fica indicada na grade dianteira cromada, também na cor vermelha.
Outras exclusividades do Kicks XPlay estão no interior. São vários detalhes de acabamento em vermelho, em lugares como as saídas de ar, a base do volante e as costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza. Entre os equipamentos de série, o Kicks XPlay traz: carregador sem fio para celular, tela de abertura especial que remonta à edição limitada no multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque de 8 polegadas e rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante.
A lista de itens de fábrica completa-se com equipamentos já consagrados na linha do crossover. No interior, há itens como: chave presencial inteligente I-Key; botão de partida do motor; painel de instrumentos de sete polegadas em alta definição de imagens; bancos dianteiros com tecnologia gravidade zero; abertura e fechamento das portas e fechamento dos vidros por controle remoto; acendimento inteligente dos faróis; comandos no volante de áudio, do telefone e do piloto automático; direção elétrica; faróis dianteiros com sistema Follow me Home; para-sol com espelhos para motorista e passageiro; porta-malas com iluminação interna; espelho retrovisor eletrocrômico; entre outros. E para reforçar a segurança, a série limitada do crossover vem com seis airbags; alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros); controles de tração e Estabilidade - (VDC - Vehicle Dynamic Control); luzes de condução diurna (DTRL); sistema Isofix para cadeiras de crianças; freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, além de muitos outros equipamentos.
O Kicks XPlay é equipado com a segunda geração do moderno motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS). Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O câmbio é o XTRONIC CVT de última geração com modo Sport. O XPlay tem como base o mesmo desenho de carroceria da linha do novo Nissan Kicks. Além da carroceria com muitos recortes e vincos, o desenho destaca-se por itens característicos da Nissan, como a grade "V-motion" flanqueada pelos faróis exclusivos em formato arqueado, que se estendem para trás sobre os paralamas dianteiros, e o teto flutuante, solução que acentua a impressão de visão ampliada do conjunto parabrisa e vidros laterais. O interior funcional e com acabamento de alto padrão combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia, com detalhes que destacam a qualidade. O design único do painel, ao mesmo tempo simples e elegante, é chamado de Gliding Wing ("asa planadora").
O requinte, com toques de esportividade, fica por conta do volante tipo flat bottom revestido de material sintético, enquanto que a carroceria crossover oferece um campo de visão mais alto ao motorista, proporcionando uma sensação de segurança. Graças em parte à generosa distância entre eixos de 2.620 mm, o espaço interno para os joelhos e para a cabeça está entre os melhores da categoria. A bagagem também conta com uma área generosa: 432 litros (padrão VDA), um dos melhores da categoria.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments