Por Vito Zanella
A Lexus no Brasil iniciou a comercialização da linha 2022 do ES 300h, luxuoso sedã da marca. Dentre as novidades, o modelo chega com uma grade frontal redesenhada com padrão em L e acabamento cromado, novo sistema de infotainment com tela LCD de 12,3 polegadas sensível ao toque e a adição do sistema de saída de faixa do Lexus Safety System, reconhecido pacote de segurança ativa da marca. Disponível nas cores branco Sônico, vinza Cromo, vinza Titanium, prata Iridium, preto Grafite, vermelho Coral e azul Royal, o ES 300h 2022 tem preço sugerido de R$ 349.990,00.
Equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2.5L, quatro cilindros, combinado a um propulsor elétrico compacto, modelo gera 211 cv. Para controlar o sistema híbrido, o ES 300h utiliza a transmissão Hybrid Transaxle, já conhecida pelos consumidores Lexus por proporcionar aceleração mais linear, contribui também com a eficiência de combustível e um dirigir mais prazeroso. Além disso, o modelo é equipado com sistema de tração all-wheel drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, de acordo com o tipo de terreno.
Interior - Conhecida por respeitar os princípios da hospitalidade Omotenashi em seus modelos, a Lexus aplica em cada detalhe a qualidade artesanal que só os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem imprimir nos veículos Lexus. Com acabamento em couro que reveste o volante e a manopla de transmissão, além das partes em couro ecológico premium nas portas, painel e console central, o interior do ES 300h é um convite à modernidade e ao requinte, graças à combinação de materiais nbres. O banco do motorista dispõe de regularem elétrica com 10 posições, enquanto oito opções de ajustes estão disponíveis ao passageiro da frente. No quesito tecnologia, a tela TFT colorida de 7 polegadas conta com computador de bordo que dispõe de informações de condução, pressão dos pneus, áudio, navegação GPS, assistente de direção, indicação de mensagens de alerta e configurações. O motorista também tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção diretamente no para-brisas.
Conectividade e segurança - Na linha 2022, o ES 300h recebeu, além das melhorias internas, mais conectividade e segurança que visam aprimorar a experiência interna dos ocupantes. Dotado com uma nova tela LCD de 12,3 polegadas sensível ao toque, o multimídia conta com sistema de navegação GPS, TV Digital, WI-FI (P2P Mode), Rádio AM/FM e conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Com interface ainda mais simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, além das funções de chamada e mensagens de texto originais de cada sistema.
Já em segurança, o ES 300h 2022 conta com 10 airbags, sendo quatro laterais (motorista, passageiro dianteiro e traseiros), dois frontais, dois de cortina e dois de joelho para os passageiros da frente, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote o sensor de estacionamento, sendo quatro dianteiros e quatro traseiros, que identificam o obstáculo e oferecem suporte de frenagem de estacionamento, monitor de visão panorâmica, que mostra o veículo numa imagem vista de cima, monitor de ponto cego, que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo, além de sistema Isofix para fixação de assento infantil e dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo.
O Lexus ES 300h 2022 possui tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores nas mais diversas situações. São elas: Sistema de Saída de Faixa (LTA): pode ser acionado pelo condutor e entrar automaticamente em ação avisando o motorista com sinal sonoro e vibração no volante e corrigindo o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista se as setas não forem ativadas; Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego; Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h); Farol Alto Automático (AHB): acende e apaga os faróis altos do veículo, para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, e garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentarios