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Foto do escritorVito Zanella

New City Hatchback chega em duas versões e com motor novo

Por Vito Zanella


Honda estreia no segmento de hatches compactos com o lançamento do New City Hatchback, que chega elevando o padrão deste segmento sob vários aspectos: dimensões, espaço, qualidade, eficiência de consumo e desempenho, segurança e lista de equipamentos. O New City Hatchback é oferecido em duas versões: EXL e Touring. A paleta de cores é variada: branco Tafetá (pintura sólida); azul Cósmico, prata Platinum e cinza Barium (metálicas); e branco Topázio, preto Cristal, vermelho Mercúrio e a inédita cinza Grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.


A presença marcante do modelo se dá pela carroceria longa, larga e baixa. O interior se destaca pela elevada sofisticação dos materiais e alta qualidade de acabamento e montagem. Em todas as versões, o modelo é equipado com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações. O conforto e a ergonomia também foram priorizados. O modelo possui um novo Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

O New City Hatchback também se destaca quando o assunto é lista de equipamentos de comodidade e conforto. As duas versões trazem a versatilidade do Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição. Além do botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, espelhos retrovisores com rebatimento automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.


O New City Hatchback e o New City sedã são os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Além dele (disponível na versão Touring), o New City Hatchback traz diversos outros itens de segurança em todas as versões, como: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.



Novo motor – O New City Hatchback é equipado com motor completamente novo, inédito de quatro-cilindros aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City Hatchback tem consumo na cidade de 9,1/13,3 (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/14,8 km/l. O câmbio CVT traz duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônica do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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