Por Vito Zanella
Um carro novo, com design impactante e único. Assim é o novo 2008, principal lançamento da Peugeot na América do Sul, que traz consigo novas versões da versão GT. O lançamento do novo 2008 representa a estreia no país da mais atual identidade da Peugeot, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo PEUGEOT e se estende até os faróis. A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada, definitivamente uma rubrica do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o elegante lettering PEUGEOT. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED. As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos (no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros).
O Peugeot i-Cockpit é um componente fundamental do DNA da marca, com soluções inteligentes e funcionais. O volante Sport Drive é um dos destaques, que traz revestimento em couro, aloja os comandos do sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz. O painel de instrumentos digital estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, por cima do volante, tem um novo design de telas de 10” e alta definição e, ainda, é totalmente personalizável. As versões Active e Allure contam com painel digital 2D, novidade na gama. Para as versões GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica. No centro do painel está inédito sistema de entretenimento, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. Destaque também para o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.
A lista de itens de conforto e comodidade é extensa, e está disponível de série. Entre eles: Ar-condicionado automático digital; Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); Sensor de chuva; Freio de estacionamento eletrônico; Banco do motorista com regulagem de altura; Retrovisores externos com comandos elétricos; Luzes indicadoras de direção nos retrovisores; Câmera e sensor de estacionamento traseiro (versão Active); Visio Park 360° (versões Allure e GT): sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira; Carregamento de smartphone por indução (versões Allure e GT). As versões GT contam com teto solar panorâmico.
Todas as versões do novo 2008 são equipadas com o moderno e tecnológico Motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Este propulsor 1.0 está associado ao câmbio CVT de sete velocidades.
Segurança
São diversos os equipamentos que proporcionam uma condução mais fácil e muito mais segura. E o mais interessante é que não há opcionais. Entre os itens disponíveis estão, por exemplo, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis airbags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments