top of page
Buscar

Novo 208: Peugeot renova seu modelo mais icônico

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Peugeot apresenta a renovação de seu icônico hatchback 208, veículo que segue fazendo história na evolução da saga 200 na marca do Leão. O modelo agora conta com quatro versões: Active, Style, Allure e a exclusiva GT. O posicionamento da marca, agora e no futuro, prima pelo design, performance, tecnologia e segurança, evoluções contínuas ao longo dessa trajetória de mais de 200 anos. Desde que o primeiro 205 conquistou o mundo com seu design global até os dias de hoje, com o novo fabricado na Argentina, a marca passou as últimas quatro décadas apostando na inovação com a série 200. Lançado em 1983, o compacto 205 redefiniu sua categoria e deu origem a uma família de modelos que já ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas nos cinco continentes.


O novo 208 expressa todo o magnetismo por meio de seu design, desempenho e tecnologia. A dianteira apresenta a nova identidade da marca, introduzida no novo 2008. Além da evolução no design do logotipo, a nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras e se complementa ainda com a evolução no design do logotipo. A nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras de LED, acompanhada pela grade na cor da carroceria, rodas diamantadas de 17” e arcos das rodas em preto brilhante. Este lançamento marca o retorno da icônica designação GT da marca, oferecendo a experiência completa do 'Gran Turismo'. A versão é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17” com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT. A versão traz o novo motor T200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas.


Foto: Divulgação

O novo 208 conta com dois motores: o 1.0, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades que entrega 75 cv de potência e o multipremiado motor turboalimentado com 130 cv e 200 Nm de torque. O desempenho eficiente do novo motor acrescenta outros atributos ao seu desempenho. Combinado com a transmissão automática CVT de sete velocidades, o motor Turbo 200 também proporciona uma excelente economia de combustível, tanto na estrada quanto na cidade. A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. No modo Automático, a configuração se ajusta ao estilo de condução do motorista, equilibrando desempenho, eficiência e conforto. O modo Manual é destinado àqueles que gostam de estar sempre no controle e permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante. Por fim, o modo Sport intensifica a esportividade ao dirigir, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador.

Foto: Divulgação

Em 2012, a primeira geração do 208 tornou-se o primeiro veículo de produção a ser equipado com o PEUGEOT i-Cockpit. Essa inovação não surgiu por acaso: os carros-conceito da marca desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento dessa nova posição de condução. Inovador para a época, com sua estrutura em três níveis e volante compacto, o PEUGEOT i-Cockpit rapidamente se tornou uma marca registrada dos modelos da Marca do Leão lançados nos últimos anos. Nos veículos mais recentes, o conceito evoluiu, ampliando a conectividade e proporcionando uma experiência imersiva com tecnologia 3D. Com conforto e ergonomia em sua essência, ele tem quatro componentes principais: Volante compacto, para otimizar a capacidade de manobra; Painel de instrumentos elevado projetado para aumentar o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada; Tela sensível ao toque posicionada ao alcance dos dedos e na linha de visão do motorista e Conjunto de teclas de atalho que oferece acesso direto às principais funções do veículo.


Foto: Divulgação

O painel digital oferece uma interface moderna e intuitiva, permitindo rápida visualização das informações essenciais. Com opções de telas configuráveis, o motorista pode escolher entre o modo de mostrador tradicional, o modo minimalista que exibe apenas informações relevantes para evitar distrações, o modo de condução com dados sobre assistências ao motorista (exclusivo da versão GT), ou ainda dois modos totalmente personalizáveis para selecionar quais informações exibir. Na versão Allure, a tela é em 2D, enquanto a versão GT conta com uma exclusiva tela 3D, que adiciona um toque de modernidade e sofisticação com seu efeito tridimensional.


O interior do novo 208 oferece uma ampla gama de conveniências. O volante é ajustável em altura e profundidade, garantindo conforto personalizado. Ele possui uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com integração CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio. Há também um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos de cortesia para o motorista e o passageiro. As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Comments


bottom of page