Por Vito Zanella
A Peugeot apresenta o novo 3008, que chega ao Brasil com novo design - dianteira redesenhada, lanternas traseiras Full LED, novas cores de carroceria e uma opção exclusiva para a versão GT Pack, o “Black Pack”. Também traz mais tecnologia como ajuda à condução de última geração, novo i-Cockpit 2.0 equipado com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a GT Pack e de 8” para a versão Griffe. Completando essa experiência renovada, o modelo conta com uma nova estrutura comercial, apresentado em duas versões topo de gama. A primeira delas batizada de GT PACK composta de equipamentos complementares, batizados de “pack” com visual mais esportivo e arrojado, e a versão Griffe, super completa e sofisticada. O motor é o mesmo 1.6 THP de 165 cv, com torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, aliado à transmissão automática de seis velocidades, que traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters). O SUV médio da Peugeot tem preço promocional de lançamento: R$ 229.990,00 (Griffe) e R$ 249.990,00 (GT).
Design renovado - O novo 3008 2022 traz nova grade Frameless, sem moldura. Suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. O emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô. Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões. Os faróis dianteiros também foram redesenhados. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados. O modelo é oferecido nas cores azul Vertigo (GT Pack); branco Nacré (Griffe); cinza Artanse (Griffe); cinza Plantinium (Griffe); preto Perla Nera (Griffe), e vermelho Ultimate (GT Pack);
Novo I-Cockpit 2.0 - No 3008 2022, o i-Cockpit 2.0 evolui e fica mais moderno e sofisticado: o cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores; a nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição, é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.
Tecnologias inteligentes - A bordo do 3008, o sistema Peugeot Driver Assist Pluz - que se traduz em “auxílios à condução” - evoluiu e passa a ser de última geração: Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus; Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus; Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão; e leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
Além disso tudo, o SUV da Peugeot oferece uma boa gama de equipamentos de ajuda à condução e de conforto: Visiopark 1 com câmera traseira em 180°; Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°; Peugeot Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais; Alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo; Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos; Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h; Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres); Teto solar panorâmico; Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack; e Freio de estacionamento elétrico.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
留言