top of page
Buscar
Foto do escritorVito Zanella

Novo e-2008 chega a partir de R$ 259.990,00

Por Vito Zanella


A Peugeot iniciou um novo capítulo de sua revolução elétrica no país, e o protagonista de mais esse grande passo da marca no universo da eletrificação é o novo e-2008. Para a Peugeot, trata-se um veículo com design magnético, alta tecnologia em prol da sustentabilidade e um recheado pacote de itens que fortalecem seu caráter urbano. O hatch esportivo e-208 GT abriu as portas para a ofensiva elétrica da marca no país, deu passagem para o utilitário e-EXPERT, e a partir de agora ambos contam com a companhia de mais um importante integrante no portfólio: o novo e-2008, que chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 259.990,00.

A performance do e-2008 vem de um motor que entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão. O modelo traz ainda um novo seletor de condução, o e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”. Também conhecida como one pedal, ela atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria, otimizando a autonomia – para além disso, a função também contribui com o aumento da vida útil das pastilhas de freio.

Com 50 kWh de capacidade, a bateria de alta performance garante ao novo e-2008 uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP). Ela fica posicionada sob o piso do veículo, ou seja, sem comprometer o espaço interno, além de ter sido concebida desde o início do projeto para não afetar qualquer item de segurança do veículo. O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, posicionado no mesmo local que seria o de abastecimento em um veículo térmico. O sistema é composto por um plug Tipo 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente contínua (CC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel de instrumentos digital 3D. A bateria tem 8 anos de garantia pela montadora, com limite de kilometragem de 160 mil km.


O novo e-2008 tem o inconfundível visual felino que é a assinatura da marca do leão. O frontal do modelo é composto pelos faróis em Full LED e com marcantes dentes de sabre, além da grade com detalhes na cor da carroceria. Traz ainda lanternas traseiras em LED que remetem às garras do leão, além da faixa horizontal que une o conjunto, e o teto com duas tonalidades. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se tratar de um veículo movido a eletricidade. O magnetismo visto no exterior também está presente do lado de dentro. Para começar, o Peugeot i-Cockpit 3D garante o toque de exclusividade ao interior do modelo e traz muita funcionalidade para uma condução intuitiva. Fazem parte deste conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Os bancos de couro com formato esportivo e um teto solar panorâmico completam o pacote visual, além de uma ambientação com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.


Outros destaques são as rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, que trazem acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece 434 litros de capacidade e dois níveis de organização, e itens de série como o Visiopark 180°. A Peugeot destaca ainda a manutenção da oferta de segurança de alto nível, com aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags. Um pacote de ADAS nível 2, que constitui o Peugeot Driver Assist Plus.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

コメント


bottom of page