Por Vito Zanella
Um carro novo, com design impactante e único. Assim a Peugeot define o principal lançamento da marca na América do Sul em 2024, e que está prestes a desembarcar no país. A novidade estreia em terras brasileiras, a princípio, em sua nova versão eletrificada: o novo E-2008. Em termos de potência o aumento foi de 15%, passando de 136 cv para 158 cv (o torque é de 260 Nm), enquanto a capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh. Os ganhos de desempenho são complementados por um incremento da autonomia, que agora chega à máxima de 261 km PBEV (INMETRO). Para efetuar o carregamento, o E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW). O modelo conta com câmbio e-Toggle, que permite a mudança de condução com apenas um toque.
No visual, a grade bodycolor que ostenta o novo logotipo Peugeot é um dos elementos marcantes presentes no novo E-2008. O modelo também adota uma nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais integradas, que se somam aos faróis Full LED. A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED. O lettering Peugeot se destaca na traseira, enquanto a identificação da versão 100% elétrica é feita por meio de monograma com a letra “E” seguido da nomenclatura 2008 – tudo em nova grafia. Para arrematar, o modelo ostenta a badge GT, sua configuração. As rodas também merecem destaque: diamantadas e com 18 polegadas, revelam um desenho elegante. Apesar do visual mais robusto, o E-2008 mantém suas dimensões compactas (4,30 m de comprimento, 1,987 m de largura e 1,55 m de altura). O porta-malas dispõe de 434 litros de volume para acomodar bagagens.
Elemento-chave do habitáculo dos veículos da marca, o Peugeot i-Cockpit foi melhorado e modernizado. O volante compacto é uma das principais características. Revestido em couro e com costura na cor verde, o volante Sport Drive ostenta o novo logotipo da marca ao centro e o novo emblema GT em sua base, além de alojar comandos do sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz. O painel de instrumentos digital tem novo design de telas, tela de 10 polegadas de alta definição e, ainda, é totalmente personalizável. No centro do painel está o inédito sistema de entretenimento Peugeot i-Connect, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. Essa multimídia totalmente nova garante uma experiência de uso extremamente intuitiva. Entre as novidades está o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo. Bancos em couro Alcântara com novo design acomodam de maneira confortável e sofisticada os ocupantes do modelo que, aliás, podem usufruir de uma série de comodidades. Por exemplo, as três tomadas USB-C de série (uma à frente e duas atrás), além de uma tomada USB-A (frente), ou mesmo o carregador de smartphone por indução, que está mais potente (passou de 5 W 15 W) para garantir uma recarga mais rápida. Outra novidade elo é o Visio Park 360°, o sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira.
O novo E-2008 oferece diversos itens que tornam a condução mais fácil e mais segura. Entre eles estão freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX, seis airbags, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. O modelo 100% elétrico ainda traz de série o Peugeot Driver Assist, um pacote completo de dispositivos de auxílio ao motorista, que inclui: Alerta de Ponto Cego; Alerta de Colisão; Frenagem de Emergência Automática; Auxílio de Farol Alto; Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade; Detector de Fadiga; Piloto Automático Inteligente (ACC) e Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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