Por Vito Zanella
A Honda iniciou a pré-venda das versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING do novo HR-V. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro. As quatro versões estarão disponíveis com duas motorizações: as EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING são equipadas com o motor 1.5 16V DI i-VTEC Flex aspirado, de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina, e torque máximo de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina); enquanto nas versões Advance e Touring, o modelo traz motor inédito de 177 cavalos a 6.600 rpm, tanto com etanol como gasolina, e torque máximo de 24,5 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). Para ambos, o câmbio é o consagrado CVT, ajustado para atender às demandas dos novos motores. O Honda SENSING, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões do New HR-V. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.
Externamente o New HR-V traz novidades. A dianteira é fator de diferenciação entre as versões. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto. Já as versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING têm grade com filetes horizontais. Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que na versão Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda SENSING, EXL Honda SENSING e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê. Abaixo deste característico detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem.
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o modelo. As versões EX Honda SENSING e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda SENSING e a Advance compartilham o terceiro modelo. Outro detalhe do projeto é o capô plano, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas - antes eram fixados junto à base das colunas A - também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir.
O projeto do interior exibe o mesmo conceito aplicado ao design externo. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior. O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança. Na cabine, materiais de alta qualidade, com acabamento e montagem precisos, e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente requintado, mas sem excessos. O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Outra novidade que traz mais praticidade e conforto ao New HR-V é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados. Antes de pegar a carga, o usuário aperta um botão na moldura inferior da tampa. Após ele retirar o objeto e se afastar do veículo, a tampa do porta-malas se fecha automaticamente. Ambas as funções só funcionam se o usuário estiver levando a chave consigo.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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