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Foto do escritorVito Zanella

Novo Zoe E-Tech chega em duas versões de acabamento

Por Vito Zanella


Sucesso na Europa, Zoe chega em sua terceira geração. O carro 100% elétrico da Renault começa a ser vendido no Brasil em duas versões de acabamento: Zen, por R$ 204.990,00; e Intense, R$ 219.990,00. Na frente da carroceria totalmente redesenhada, os contornos do capô esculpido convergem para um losango aumentado e alinhado, que se abre sobre a portinhola de recarga. O novo formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina, valorizando a parte frontal inferior.


Empregando a famosa assinatura luminosa em formato de C comum a todos os novos veículos da marca Renault, os novos faróis full LED dão um visual expressivo. As dimensões do novo Zoe E-Tech não mudaram. Do lado de dentro, os designers do Grupo Renault se dedicaram especialmente à qualidade dos acabamentos, ao conforto e à ergonomia. Já o display de 10 polegadas, disponível em todas as versões, é um dos destaques. O revestimento com toque suave e macio e aspecto fosco do painel de bordo redesenhado contribui para o ambiente confortável e com qualidade premium. Localizado abaixo da tela do sistema multimídia Renault Easy Link, o console central totalmente retrabalhado integra as novidades tecnológicas lançadas pela Renault no novo Zoe E-Tech, como o freio de estacionamento automático. Na parte traseira, os passageiros sempre desfrutam de um amplo espaço, graças a uma elevação central mínima. O porta-malas de 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para a boa capacidade de carga.

Autonomia e recarga - O novo Zoe E-Tech se beneficia de uma bateria Z.E. 50 que permite uma autonomia de até 385 quilômetros. Ela também permite uma recarga rápida com corrente contínua, complementando todas as opções de recarga possíveis com corrente alternada, tanto em casa como em locais públicos. O novo Zoe inclui uma opção de recarga com corrente contínua (DC). Instalado entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, este sistema permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC. Esta nova opção de recarga se adapta aos trajetos mais longos, principalmente em rodovias. A bateria pode ser reutilizada para a armazenagem de energia estacionária, quando sua performance passa a não mais a atender as necessidades de um veículo elétrico. Ela também pode ser reciclada por meio de uma logística reversa específica, que recupera e reutiliza ao máximo os elementos empregados em sua fabricação.


Com a introdução de uma motorização de 135 cv, o novo Zoe Tech oferece acelerações e retomadas ainda mais ágeis. De 80 a 120 km/h, ele ganhou 2,2 segundos em comparação com a geração anterior. Este ganho facilita as ultrapassagens e o acesso a uma via expressa, com um torque sempre disponível imediatamente desde a partida do motor, além de um funcionamento ainda mais silencioso graças ao aprimoramento dos atributos acústicos. O modelo também oferece um novo modo de condução que faz com que dirigir na cidade seja mais fácil. Batizado de “modo B”, ele oferece uma desaceleração acentuada, permitindo reduzir o uso do pedal do freio.

Parceria com a WEG e EDP - A Renault homologou a WEG como fornecedora oficial de estações de recarga para veículos elétricos. O contrato, realizado através da EDP, empresa especializada em mobilidade elétrica, que será responsável pelas vistorias e instalações dos equipamentos, prevê o fornecimento de Estações de Recargas e acessórios para os principais showroons das concessionárias Renault, frotistas e consumidores finais. Desenvolvida e fabricada no Brasil especialmente para atender as necessidades de potência, conectividade, velocidade de recarga e segurança para veículos elétricos, a nova geração de Estações de Recarga da WEG, possui design moderno e é inteligente, possibilitando a conexão à internet e a plataformas de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário. Além disso, permite o controle de acesso via cartões de proximidade (tags RFID) ou aplicativos de celular.

Os carregadores indicados para o novo Zoe E-Tech são os Wallbox de 7,4 kW e 22 kW em corrente alternada (AC) indicados para uso residencial e comercial e os carregadores de 50kW em corrente contínua (DC), indicado para frotas, com capacidade para abastecer o veículo elétrico para uma autonomia de 100 quilômetros em média 2 horas ou em 40 minutos com os modelos residenciais e comerciais e com capacidade de se chegar a uma autonomia de 100 quilômetros em média com apenas 20 minutos. As estações de recarga da WEG recomendadas para o novo Zoe E-Tech são os Wallbox de 7,4 kW que permite uma recarga de 100km de autonomia em 2 horas e o modelo de 22 kW que recarrega 100km de autonomia em 40 minutos, ambos em corrente alternada (AC), são indicados para uso residencial e comercial. Possui ainda a opção de recarga rápida com estações de recarga de 50kW em corrente contínua (DC), indicado para frotas, onde os mesmos 100 km de autonomia são obtidos em média em apenas 20 minutos. Os clientes pessoa física poderão comprar os Wallbox, do fabricante WEG, diretamente pelo site, de um modo prático e rápido e com desconto de até 7%. Os clientes pessoa jurídica serão acompanhados diretamente pela engenharia e comercial da EDP de modo a oferecer uma solução customizada a frota. As dez estações de recarga instaladas em concessionárias Renault nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná, permitem livremente o uso para usuários de veículos elétricos.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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