top of page
Buscar
Foto do escritorCoronel Camilo

O Centro de São Paulo em transformação!

Por Coronel Camilo


Foto: Vinícius Pimenta

Há pouco tempo escrevi sobre a Subprefeitura Sé e os desafios do Centro de São Paulo. Comentamos sobre a grandiosidade da Sé, com seus 8 distritos, 25 bairros, 1.100 ruas, 140 praças, 136 jardins de chuva, 5 parques e o desafio da limpeza de uma regional que produz 600 toneladas de lixo por dia. Ao mesmo tempo em que os recursos, como em todo o poder público do mundo, são finitos e escassos.


O primeiro objetivo era dar continuidade ao atendimento às solicitações da população, que aportavam chegavam de maneira significativa por meio do portal SP156, dos Conselhos Comunitários de Segurança, do Conselho Participativo Municipal, sem contar com as demandas provenientes de outros órgãos da própria prefeitura. Não havia outra forma senão montar uma boa equipe, elaborar um planejamento forte, arregaçar as mangas e trabalhar muito.


Tive a sorte de receber a Subprefeitura Sé organizada, fruto do trabalho do meu antecessor, coronel Marcelo Vieira Salles, hoje vereador da Capital, além de uma equipe fantástica de cerca de 250 colaboradores, da própria prefeitura, e quase 3.000 terceirizados, todos muito responsáveis, comprometidos e dedicados a, não só manter, mas melhorar o Centro de São Paulo que vivia um momento muito difícil.


Elaboramos um plano estratégico e, com base neste, uma estratégia de ação no qual priorizamos os desafios e fomos a campo fazer acontecer. Começamos com a orientação de todos os colaboradores, criando uma comunicação interna forte, fazendo reuniões e aprendendo com eles. A tarefa não era fácil, pois muitos até duvidavam da possibilidade de o centro mudar, tamanho era o desafio a ser enfrentado.


Paralelamente e agregando muito valor ao que fazíamos no centro, entrou a visão de um grande gestor: o prefeito Ricardo Nunes. Ele nos autorizou a aditivar todos os contratos de serviço, dobrou o número de vagas da atividade delegada, colocando mais de 1.200 policiais militares para cuidar da cidade, da mesma forma, acrescentou mais 1.500 guardas civis metropolitanos, aumentou a remuneração de todos.


A atenção do Prefeito com o Centro não para por aí. Estabeleceu incentivos como a subvenção econômica para retrofits, os programas: Requalifica, Pode Entrar, Mais Moradia, de recapeamento das ruas, de reforma dos calçadões do centro, de reforma dos viadutos. Também implementou o programa de Ruas Temáticas e já estão em andamento a Rua das Motos, a General Osório, e a Rua dos Eletrônicos, a Santa Ifigênia e muitas outras estão a caminho.


Sem deixar de lado e executando diariamente todos os trabalhos de zeladoria, fiscalização e limpeza do Centro, o plano foi colocado em prática e as adversidades foram superadas Praça da Sé - que era o maior desafio e foi vencido, Pateo do Collegio, Triângulo Histórico, Praça Patriarca, Avenida Paulista, Theatro Municipal. Criamos também a Operação Centro-Limpo, em conjunto com a SP Regula e Secretaria de Limpeza Urbana, o que tornou o Centro mais asseado e mais agradável a todos.


Os resultados são perceptíveis e novos estabelecimentos estão vindo para o centro de São Paulo tivemos a extensão das atividades da Casa de Francisca para o térreo e funcionando até mais tarde, a inauguração da Arena B3, um espaço de cultura no Centro, a abertura do rooftop do edifício Martinelli, só para citar alguns.


O Centro de São Paulo está em transformação, venha conferir!




Coronel Camilo é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


Comments


bottom of page