Elemento importante na educação, na formação e no despertar dos sentidos, o “Música Educa” aposta no conhecimento musical como semente para o futuro
Idealizado pelo músico e produtor musical, Ney Marques, o projeto “Música Educa” retorna este ano para uma segunda rodada no mês de agosto para contempla cinco escolas públicas municipais de São Paulo.
Bach, Vivaldi, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Dodô e Osmar, suas histórias e suas canções se entrelaçam e são contadas pelos músicos que durante suas carreiras tocaram em orquestras e acompanharam grandes artistas da música brasileira e internacional. O bandolim, o violino, o piano darão vida à essas composições que ajudaram tanto a construir a história da música. O projeto leva aos estudantes, crianças, jovens e adolescentes a raiz da música clássica, a alegria da música popular e a genialidade desses compositores.
O projeto apresenta a música por um ângulo bastante amplo através de uma descontraída apresentação capitaneada pelo Trio “Bandolim Elétrico”, formado por Ney Marques no bandolim elétrico, José Antonio Almeida no piano e Cassio Poletto no violino. Eles tocam trechos, tecem comentários e trazem curiosidades sobre a genialidade de compositores relevantes.
O “Música Educa” tem cunho social e nasceu com o objetivo central de introduzir ao público infanto juvenil um recorte histórico da música, revisitando desde os clássicos até compositores populares, demonstrando o entrelaçamento que há entre os ritmos, as musicalidades, os sons dos instrumentos e trazer uma percepção positiva para a profissão de músico. “Por experiencia e pelos vários exemplos da cena artística musical, sabemos que a música é elemento transformador na formação de crianças e jovens e, em muitos casos, dos próprios familiares”, conta Ney.
Outro positivo viés que ressaltamos nas apresentações, segundo Ney, é que para tocar e interpretar é preciso saber interagir com os músicos que estão tocando juntos àquela canção. “Isso é uma das aplicações que a música traz como percepção de educação e que aplicamos em nossas vidas. A Música tem o poder de ensinar também o saber respeitar e conviver em grupo que é um dos propósitos deste projeto nas escolas”, explica Ney.
Outra reflexão importante levada aos alunos é que a música também ensina o saber respeitar e conviver em grupo.
Durante as apresentações serão doadas três flautas doce e um violão de nylon, acompanhados de um livro básico com o método de aprendizagem para iniciantes.
Locais de apresentação:
DIA 22/08 – CEU BUTANTÃ
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda, São Paulo - SP
DIA 23/08 – CEU MENINOS
R. Barbinos, 111 - São João Climaco, São Paulo – SP
DIA 24/08 - CEU CAMINHO DO MAR
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Vila do Encontro, São Paulo – SP
DIA 25/08 – CEU ARICANDUVA
Av. Aricanduva, altura 5825, sentido centro Av. Olga Fadel Abarca, s/n - Jardim Santa
Teresinha, São Paulo
DIA 26/08 – CEU VILA ATLÂNTICA
R. Cel. José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá, São Paulo - SP
Comments