Por Vito Zanella
Um dos veículos mais aguardados de 2021 chega ao mercado nacional: Pulse, primeiro SUV da Fiat totalmente criado, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG). O novo modelo da marca italiana terá cinco versões e duas motorizações Flex: Drive 1.3 Manual, por R$ 79.990,00; Drive 1.3 CVT, R$ 89.990,00; Drive 1.0 Turbo CVT, R$ 98.990,00; Audace 1.0 Turbo CVT, R$ 107.990,00 e Impetus 1.0 Turbo CVT, R$ 115.990,00.
Para a marca italiana, o Pulse foi projetado para expressar um design atraente e moderno, destacando sua robustez e elementos tecnológicos em quaisquer ângulos. A dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV. A ampla grade frontal estampa o Logo Script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito, um lembrete das raízes italianas do modelo projetado por e para brasileiros.
Os faróis de LED demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse. Um elegante friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão - cromado no topo de gama - cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais. O estilo musculoso se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros, mostrando que elegância também combina com robustez. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV.
Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat. O para-choque traseiro exclusivo une forma à função. Seu desenho otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior. Todo esse estilo combina com a personalidade de cada consumidor, por isso o Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, azul Amalfi e cinza Strato, que podem ser combinadas com o requintado teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.
O estilo italiano da cabine, somado ao toque brasileiro, traz para o interior do Pulse uma identidade própria. Todo o habitáculo é inédito. O novo e exclusivo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos, trazendo a modernidade esperada de um SUV. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros. Os novos bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costura aparente em um design envolvente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo Script da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.
O painel 100% digital entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, fazendo a dupla com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G. Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um cluster integrado. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone. No SUV, design e praticidade andam lado a lado, com 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento.
Performance - O modelo da Fiat chega ao mercado com um amplo e moderno catálogo de transmissões e motores, incluindo a chegada do inédito Turbo 200 Flex 1.0 de 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, entre 1.750 rpm e 3.500 rpm. Além dele, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, de 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm. Ambas as motorizações são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. O câmbio automático CVT é item de série nas versões Turbo 200 Flex do Pulse. A configuração 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática e também a caixa manual de cinco marchas.
Segurança - O primeiro SUV nacional da Fiat também marca a estreia de uma ampla suíte de equipamentos e recursos de segurança dentro da gama produzida no Polo Automotivo de Betim (MG). O Pulse chegará ao mercado com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, apoiadas por um projeto moderno e avançado baseado na nova plataforma MLA. Além de elegantes, os faróis de LED em todas as versões — inclusive nas luzes de condução diurna (DRL) e de neblina — geram uma ampla área luminosa. A tecnologia LED também permite que as luzes sejam acionadas mais rapidamente, característica ideal para o sistema de farol alto automático. Ele usa uma exclusiva câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas. Além da maior segurança em viagens noturnas, esse recurso também traz conforto em rodovias vicinais sinuosas, onde o motorista não precisará se preocupar em desligar e ligar o farol alto durante todo o trajeto. Por meio desta mesma câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa. E, caso ele detecte que o veículo esteja saindo da trajetória, um aviso sonoro e visual no painel, seguido de uma pequena aplicação de torque no volante na direção contrária à saída de faixa, alerta o motorista imediatamente.
O Pulse também pode reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Ele usa imagens da câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente. Nas situações em que o motorista se deparar com uma súbita mudança de trajetória, ou com piso escorregadio, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões. Se for necessário acionar o freio em uma parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás. Manobras podem ser feitas sem sustos graças ao monitoramento da traseira em todas as versões, seja por meio de sensores de ré ou pela câmera com projeção no sistema multimídia.
Tecnologia e conectividade - O SUV Pulse chega ao mercado com um amplo pacote de tecnologias e conectividade para oferecer muito conforto, segurança e comodidade a todos os ocupantes. Tudo começa pelo sistema multimídia, item essencial para o consumidor do Pulse. Equipamento de série, estará disponível em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o exclusivo Fiat Connect////Me, a inovadora plataforma de serviços conectados da marca. Com ela, o cliente pode controlar os mais diferentes recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o inédito assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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