Por Paulo Panayotis
Inglaterra-Londres - Costumo dizer que Londres é uma mistura de amor e ódio. Explico: a cidade não para, muda o tempo todo, o trânsito é sempre congestionado e, além disso, é preciso algum tempo para se acostumar com os “londoners”. Até porque há muita gente que vai para Londres somente por um período, seja para trabalhar, seja para estudar. De qualquer forma, os “habitantes” desta fulgurante e pouco óbvia metrópole vêm dos quatro cantos do mundo. Para mim, mais amor do que ódio! Assim, nada mais natural existirem hotéis e restaurantes de todos os tipos e gostos. Hoje vamos passear por quatro restaurantes memoráveis instalados em hotéis íconicos da capital inglesa.
Restaurante The Colony Grill no hotel The Beaumont
Um templo dedicado à carne que remete ao ‘barbecue’ original dos Estados Unidos, mas com detalhes preciosos bem britânicos. O restaurante “A Colônia” prima pela criatividade com qualidade. Adorei os “palitinhos” de grão de bico servidos com geleia de pimenta jalapeño de aperitivo. Provei o impecável steak tartare, cortado na ponta da faca, e como prato principal escolhi um belo filé da raça de gado Hereford. Aceitei a sugestão do simpático e profissional Antônio Verrando. Ele propôs uma ousada harmonização que me fez viajar por vinícolas alemãs, argentinas, espanholas, italianas e sul africanas. A cada prato, um vinho surpreendia num casamento perfeito. Isso sem falar da equipe, quase toda composta de anglo-italianos, capisce?
“The Restaurant” no hotel St. Martins Lane
O jantar, no The Restaurant do hotel St. Martins Lane, onde também é servido o café da manhã, é uma grata e descontraída surpresa. As endívias assadas com filé de costela Angus, sugeridos pelo maître, fecham um dia incrível em Londres. O frio, moderado para a capital inglesa, leia-se oito graus centígrados, permite um revigorante passeio por Trafalgar Square até chegar bem pertinho do Grande Ben, ou Big Ben para os íntimos. Mais uma das vantagens de jantar neste excelente e super bem localizado restaurante.
Restaurante Bibo no hotel Mondrian Shoreditch
Mais uma surpresa, agora no badalado e descolado bairro de Shoreditch. O instigante chef Dani García atrai muita gente do centro de Londres com seu restaurante típico de tapas e comida espanhola mediterrânea revisitada. Instalado no subsolo do hotel Mondrian Shoreditch, tem um ar intimista e, ao mesmo tempo, moderno.Adorei a paella valenciana em um espaço com clima totalmente descontraído. A carta de drinques é convidativa para quem quer apenas provar os deliciosos tapas antes de sair para curtir Shoreditch. Mas atenção: reservar é uma boa pedida já que o lugar vive lotado.
Restaurante The Grill no hotel The Dorchester
Um dos meus preferidos em Londres. Até porque é um ícone, um clássico e ao mesmo tempo, sempre contemporaneamente novo. Tudo ao mesmo tempo. Especialmente com o jovem e talentoso chef Tom Booton, que revolucionou o The Grill, com suas criações saborosas e ousadas. Imperdível.
Almoço inesquecível: tudo impecável com um ar de escancarada modernidade que vai das entradas suculentas, passa pelas vieiras grelhadas no ponto exato e encerra com sobremesas exclusivas e saborosas. Ah, aquele mil folhas com ruibarbo! Importante: tudo no tempo exato, sem aquela pressa, aquele estresse típico de alguns restaurantes. Então, qual deles vai escolher quando estiver em Londres? Não se esqueça de reservar com antecedência.
Crédito das fotos: Paulo Panayotis & Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo
Jornalistas estiveram nos restaurantes a convite da Dorchester Collection, hotéis The Beaumont, St. Martins Lane, Mondrian Shoreditch e apoio Visit Britain.
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)
Comments