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Rampage 2025: ainda mais moderna e segura com ADAS nível 2

Foto do escritor: Vito ZanellaVito Zanella

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação
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A Rampage, primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos e que se tornou um sucesso de público e crítica, apresenta uma novidade em 2025: as versões Rebel e Laramie, tanto as equipadas com o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv quanto com o recém introduzido 2.2 turbodiesel de 200 cv, além da versão R/T 2.0 turbo gasolina, passam a oferecer como item de série o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2.



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Com a adição do ADA (assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (piloto automático adaptativo), a Rampage passa a ser capaz de contornar diferentes curvas de forma autônoma em vias sinalizadas mantendo uma velocidade pré-definida. Desta forma, a picape é promovida para o nível 2 de autonomia dos sistemas avançados de assistência à direção. Além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos. Os auxílios, atendendo à legislação vigente, exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, se tornando uma camada extra de segurança e conforto da Rampage durante seu uso. Para permitir a detecção das mãos do condutor foi incorporado um novo volante com revestimento premium, sendo perfurado na versão R/T.


Mobi ganha mais potência e eficiência com 1.0 Firefly Flex


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Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Mobi, chega com novidades na linha 2025. O hatch de entrada da Fiat passa a ser equipado com o motor 1.0 Firefly Flex, ficando mais potente, econômico e competitivo. Com a nova motorização, as versões Like e Trekking passam a ter até 75 cv de potência e 105 Nm de torque, que está 10% maior, com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h agora é de 14,7 segundos e a velocidade máxima é de 164 km/h, 12km/h melhor. Mais econômico, o modelo faz até 10,6 Km/l na estrada e 9,8 km/l na cidade, com etanol, e 15,1 Km/l na estrada e 14,0 km/l na cidade, com gasolina.


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O modelo agora conta com direção elétrica e o ajuste de altura do volante, que é exclusivo na categoria, proporcionando, assim, mais conforto e ergonomia para o motorista nas duas versões. O Mobi também é equipado, desde a versão Like, com sistema de freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e sensor de pressão dos pneus. Completam o pacote o ar-condicionado, airbag frontal, travas e vidros dianteiros elétricos, limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro e sensor de temperatura externa.


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Na opção Trekking, uma tela de 7 polegadas com seis alto-falantes é adicionada, permitindo conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio que permanecem como exclusivas na categoria, além de porta USB adicional, ampliando a comodidade do motorista e para que os passageiros usem a entrada USB para carregar seus smartphones. A versão também é equipada com volante multifuncional e telecomando para aberturas das portas.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


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