Unidade de Pronto Atendimento, que antes funcionava como AMA, passa a contar com atendimento odontológico, ortopedia, cirurgia geral, além de clínica médica e pediatria que já contavam antes
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta terça-feira (7), a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sacomã, pertencente à Supervisão Técnica de Saúde (STS) Ipiranga.
Anteriormente, o equipamento abrigava a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sacomã, que contava somente com atendimento clínico e de pediatra. Já a UPA III contará com atendimento de clínica, ortopedia, pediatria e cirurgia geral. Além de serviços odontológicos com capacidade para 1.800 atendimentos, farmácia, que já existia desde 2006 e vai ganhar mais sete profissionais, base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e Minilab, laboratório que oferece 30 tipos de exames com redução do tempo de espera.
"Essa UPA representa um avanço no atendimento para as pessoas que mais precisam. Aqui nós tínhamos uma AMA muito pequena, com pouca estrutura, e agora esse equipamento que não é só maior em tamanho, mas na infraestrutura que acrescentamos com a ampliação dos serviços prestados, com equipamentos modernos e um quadro de profissionais completo para cuidar da saúde da comunidade", afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco a instalação do equipamento trará mais bem-estar aos moradores da região do Sacomã: “Quem é da região sabe que o atendimento de emergência mais próximo ficava a 4 quilômetros daqui e, mesmo assim, era um equipamento muito pequeno, mas também estamos reformando para que seja transformado em uma UPA como essa. Temos muitos avanços, com mais leitos para atender a população”, disse.
A unidade oferece raio-X, eletrocardiografia e 22 leitos de observação, sendo 14 leitos adulto (2 de isolamento) e oito infantil (um de isolamento). Na AMA havia apenas um leito de emergência e agora são sete. No total, a UPA mais que triplicou o total de leitos da AMA: eram oito, agora são 29. Nos recursos humanos eram 190 profissionais e hoje são 465, sendo 158 médicos, 15 dentistas e 58 enfermeiros.
Com isso, os atendimentos médicos serão ampliados de 15 mil para 21 mil. Além da ampliação em área total: a AMA estava em uma área de 1.295 m², já a UPA ocupa uma área de 2.758,07 m².
O objetivo da ampliação do serviço é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade baixa e intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Samu.
O equipamento integra os demais 39 equipamentos de saúde no território e conta com uma estrutura física composta por recepção adulto e outra pediátrica, três salas de espera, quatro consultórios de clínica médica, três consultórios de pediatria, consultório Fast Track, sala de coleta, um Minilab, duas farmácias (uma externa e outra interna), sala de emergência com sete leitos, três quartos de isolamento com banheiros, uma sala de observação infantil com sete leitos com banheiro, uma sala de observação adulto com 12 leitos e dois banheiros, entre outros espaços.
Com investimento de R$ 19.888.983,02 para a implantação do equipamento e custeio mensal previsto de R$ 4.539.171,69, a unidade está localizada na Estrada das Lágrimas, 1.403 - Sacomã, e é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) com funcionamento de segunda a domingo, 24 horas.
Base do Samu
A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) localizada na UPA Sacomã, amplia a assistência nesta região e diminui o tempo de resposta de atendimento na região, contando com quatro profissionais. A base possui dois quartos, com banheiro com ducha, copa para os colaboradores, e sala operacional.
Comments