top of page
Buscar
Foto do escritorRedação JBA

Segunda Edição do Favela Cria 2024 vai promover debate sobre narrativas positivas nas periferias

Evento realizado pelo Grupo Cria Brasil acontece nos dias 15, 16, e 17 de agosto em Paraisópolis


Edição 2023 do Favela Cria (Foto: Divulgação)

O Grupo Cria Brasil realiza nos dias 15, 16 e 17 de agosto, o Favela Cria - Olhares e Vivências das Periferias - evento de comunicação que acontece no Pavilhão Social do G-10 Favelas, localizado na rua Itamotinga, 100, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. A abertura contará com as presenças de Joildo Santos, idealizador do evento, fundador e CEO do Grupo Cria Brasil, e também de Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favela.


Para cada dia haverá um mestre de cerimônia. A Influenciadora Gaby Valença é presença confirmada para a aberta, em 15/08. A comunicadora Pollyana Felix participa em 16/08. O dia do encerramento ficará por conta do comunicador Marc Tawil, considerado o número um em influência para a comunicação no LinkedIn em 2024.


As inscrições são gratuitas. Este ano, em sua segunda edição, estarão presentes especialistas em diversas áreas de comunicação e regiões do país com o objetivo de promover discussões sobre a construção de narrativas positivas nas favelas e periferias do Brasil.


Entre os temas dos painéis estão Desafios e Oportunidades no Jornalismo Local; Jornalismo Cultural para Democratizar a Cidade; A Importância das Relações Públicas na Construção de Pautas Inclusivas; Design Thinking para Inovação Social nas periferias; Arte Urbana e Empreendedorismo de Rua para o Mundo. Haverá ainda palestras com foco em Felicidade e Bem-estar – Estratégias para Promover uma Vida Saudável; Moda Sustentável e Identidade Cultural; Gastronomia Local como expressão criativa e empreendedora; Impactos da IA no mercado de trabalho e nas nossas vidas, e muito mais.


“O Favela Cria 2024 - Olhares e Vivências das Periferias busca compartilhar experiências e conhecimentos sobre como realizar uma comunicação assertiva dentro e fora das comunidades, explorando suas distinções e potencialidades. Por essa razão, vamos reunir profissionais das áreas de jornalismo, publicidade, marketing e tecnologia de todo o Brasil para debater a importância da comunicação de territórios”, conta Joildo Santos, CEO do Grupo Cria Brasil e um dos nomes confirmados da agenda deste ano.

Em seu painel, Santos vai falar sobre “Comunicação e Inovação como motores de transformação social”. Participam também nomes referência no mercado de publicidade como Hugo Rodrigues, chairman da WMcCann; Suelen Marcolino, gerente de diversidade da Kraft Heinz; Dilma Campos, CEO da Nossa Praia; Alexandre de Maio, diretor de branded content do portal Catraca Livre. Os jornalistas Guilherme Silva, Luiz Lucas e Matheus Oliveira também estarão presentes no painel “Desafios e oportunidades no jornalismo local”; a presidente da Associação de Mulheres de Paraisópolis, Flávia Rodrigues, vai falar sobre “Design thinking para inovação social nas periferias”; haverá ainda o Workshop de Escrita Criativa com a professora e pesquisadora, Mirian Meliani e muito mais.


“Assim como no ano passado, o Favela Cria 2024 busca fortalecer as narrativas midiáticas sobre as favelas, destacando seu potencial econômico, cultural e criativo, e quebrando estereótipos que prejudicam essas comunidades. É uma oportunidade para compartilhar experiências e conhecimentos, mostrando como a favela se comunica e interage com o restante da sociedade”, conclui Santos.


Favela Cria 2024 - Olhares e Vivências das Periferias

Data: 15, 16 e 17 de agosto de 2024

Local: Pavilhão Social do G10 Favelas | Rua Itamotinga, 100 – São Paulo/SP

Inscrições: Gratuitas, basta se cadastrar gratuitamente no site do Sympla e doar um quilo (1 kg) de alimento não perecível para a campanha de combate à fome do G10 Favelas.


Sobre o Grupo Cria Brasil


Nascido e localizado dentro de Paraisópolis, o Grupo Cria Brasil é um hub de comunicação de impacto social especializado no público e linguagem de favela. A Agência Cria Brasil é a frente de serviços de publicidade que visa conectar empreendedores da comunidade ao mercado e empresas do mercado ao público da periferia. Há também a Cria de Periferia responsável por impulsionar uma marca própria com estampas que buscam reforçar o orgulho e histórias locais. A frente de marketing de influência está sob a gerência da Cria de Favela. Já a geração de notícias da comunidade e para a comunidade é de responsabilidade do Jornal Espaço do Povo. O Marcas das Favelas é o responsável pelo registro e licenciamento de marcas e negócios inovadores. O Grupo Cria Brasil tem seu diferencial competitivo por usar linguagem inclusiva e desprovida de estereótipos, com fiel compromisso de valorização da produção local. Por essa razão, o Grupo Cria Brasil destaca-se como um ponto de referência para a transformação e avanço, influenciando positivamente as 350 comunidades onde atua. Desde sua criação em 2020, o Grupo Cria Brasil já realizou mais de 100 projetos originais e participou de mais de 150.


Origem do Grupo Cria


O Grupo Cria se originou do Jornal Espaço do Povo, fundado em 2007 por Joildo Santos. Em 2012, criou-se a agência Paraisopolis, que em 2020 passou a ser chamada de agência Cria Brasil por perceber a necessidade de levar expertise e vivência de Paraisópolis para outras favelas do Brasil. Além da produção do jornal, começou a ser oferecido serviços de assessoria de imprensa, gerenciamento de rede social, produção audiovisual e campanhas. Com o crescimento de demandas nesses diferentes segmentos, percebeu-se a necessidade de separar os negócios por áreas de atuação, levando a criação do Grupo Cria para apoiar as iniciativas de empreendedorismo da comunidade local e promover a aproximação de empresas com o potencial público consumidor de favelas que hoje soma mais de 100 mil moradores.

Comments


bottom of page