Área verde amplia permeabilidade do solo, facilita o escoamento da água e evita pontos de alagamentos
Com o objetivo de ampliar as áreas permeáveis e facilitar o escoamento das águas pluviais, a Subprefeitura Lapa iniciou a implantação de mais um jardim de chuva. A ação acontece na rotatória da Rua Sepetiba e tem previsão para ser concluída no final do mês.
Os jardins de chuva são grandes aliados da cidade para evitar pontos de alagamentos. Por meio de um sistema de drenagem subterrâneo, a área verde inovadora auxilia na redução do fluxo de água direcionada aos bueiros e evita que haja acúmulo na superfície.
Na Rua Sepetiba, o jardim de chuva terá cerca de 40 m² e será composto por vegetações típicas que se adaptam às mudanças climáticas e pela bromélia, espécie plantada anteriormente por um morador da região. Existem outros três jardins desse tipo no bairro, localizados nas ruas Estevão Barbosa, Piracuama e Vespasiano.
Outra ação de jardinagem está sendo executada entre as ruas Mota Pais e Jaricunas, com a implantação de paisagismo em nove ilhas entre as vias. Os novos canteiros, de aproximadamente 320 m², receberão plantio de 4 mil mudas ornamentais e de cobertura, e também devem ser finalizados até o fim deste mês.
As rotatórias e ilhas, cuja função é delimitar o acesso de veículos nas ruas e garantir maior fluidez ao tráfego, agora serão preenchidas por plantas e flores, tornando a área mais agradável para os moradores do entorno.
Comments