Por Vito Zanella
Pouco mais de dois anos após sua estreia no Brasil, o TAN EV, primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro e que marcou o início das operações da BYD no País com automóveis, apresenta uma série de inovações em sua versão 2024. Um dos principais atrativos é a bateria Blade, agora com maior potência: são 108,8 kWh, substituindo a anterior de 86,4 kWh. Assim, sua autonomia saltou de 309 km para 430 km no ciclo PBEV. Já pelo ciclo WLTP a autonomia chega a 530 km. A nova bateria Blade pode ser recarregado de forma ultrarrápida e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos como fonte de energia.
O aumento de torque é outra grande novidade. A versão 2024 traz torque combinado de 700 Nm, superando o modelo anterior (680 Nm). O SUV premium da BYD incorpora tração integral All Wheel Drive (AWD) e vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro conta com potência máxima de 180 kW e o traseiro, com 200kW, proporcionando uma potência combinada de 517 CV. Desta forma, o modelo pode atingir uma velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Performance excelente, levando-se em conta que o modelo tem peso de 2.630 kg. Todo esse desempenho tem um consumo equivalente a 40km/l em veículos a gasolina. O TAN EV 2024 tem preço público sugerido de R$ 536.800,00 e o modelo é entregue com carregador Walbox incluso.
O design do novo Tan EV evoluiu. As mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, com suas linhas mais avançadas e aerodinâmicas, garantem um visual mais imponente e elegante. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o TAN 2024 é 10 centímetros mais longo que a versão anterior, com 2,82 m de distância entre eixos. Já os faróis dianteiros e lanternas traseiras com novo design dão mais destaque. Destaque também para o tamanho do porta-malas, com espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cair para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera 1.655 litros. A suspensão também evoluiu e agora é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, traseira, Multi-link.
O interior do carro traz materiais diferenciados de alta qualidade e acabamento sofisticado. No painel de instrumentos, o modelo conta com cluster LCD de 12.3” digital, configurável e de excelente resolução. Destaque ainda para o sistema de cockpit inteligente (ICS), multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD car, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play. O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades do TAN EV 2024. Por fim, destaque para o novo teto solar panorâmico de vidro deslizante, que se estende por toda a extensão do espaço interno.
O modelo vem equipado com vários sistemas de segurança, entre eles, câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou, alerta de tráfego cruzado na traseira. O novo modelo também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
댓글