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Foto do escritorVito Zanella

Tiggo 7 passa a ser comercializado na versão PRO

Por Vito Zanella


O Tiggo 7, SUV Premium da Caoa Chery, passa a ser comercializado na versão PRO e chega ao mercado com mais sofisticação e tecnologia. Com visual totalmente renovado, a versão também conta com novo conjunto powertrain, mais focado em performance e melhorias nos sistemas de transmissão, suspensão e no conforto acústico. O Tiggo 7 PRO passa também a ser mais espaçoso e mais confortável. O modelo cresceu em dimensões, além de contar com um porta malas ainda maior. O utilitário da marca se destaca ainda pela tecnologia. São mais de 10 itens de segurança e auxilio à direção, sempre de série.


O motor 1.6 Turbo GDI trouxe ainda mais performance para o Tiggo 7 PRO. O propulsor é movido a gasolina, tem injeção direta, quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT), tanto na admissão, quanto no escape, além de ser equipado com intercooler. Ele atua em conjunto com uma transmissão DCT de 7 velocidades que proporciona uma direção ágil e confortável ao SUV. O câmbio wet dual clutch tem também alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais. Esse conjunto powertrain foi calibrado e desenvolvido pela engenharia brasileira da marca. Com isso, o veículo ganhou mais potência e torque na nova versão. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 RPM. O utilitário esportivo acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos.

O Tiggo 7 PRO foi desenvolvido sob a plataforma modular T1X, baseada em um compartilhamento de tecnologia com Jaguar Land Rover, e que tem como um dos seus diferenciais o fato de proporcionar alto nível de segurança. Graças a ela, o SUV possui ótimos ângulos de entrada e saída (21 e 27, respectivamente) que garantem bom desempenho ao veículo em tipos variados de terreno e situações cotidianas. Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. A novidade traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).

Os itens de assistência à direção também são pontos fortes do Tiggo 7 PRO. Extremamente tecnológico, o veículo conta com sistemas como ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.


Outra importante mudança do Tiggo 7 PRO foi no design. A grade dianteira, com desenhos tridimensionais e presença marcante, se unem de forma harmoniosa com os sofisticados faróis full LED do conjunto óptico dianteiro. Já as luzes DRL (Daytime Running Light) verticais são responsáveis pelo olhar único e marcante do veículo. Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos, dando ao veículo um visual mais sofisticado. As rodas, de 18″, de desenho exclusivo também foram pensadas especialmente para compor o design como um elemento requintado. Já na traseira, as lanternas integradas passam a sensação de fluidez, enquanto as duas saídas de escapamento conferem mais esportividade ao modelo.


Já o interior conta com luz ambiente em LED com sete opções de cores, materiais de altíssima qualidade e acabamento impecável. O console central elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira. Dessa forma, tanto ocupantes da dianteira quanto da traseira do veículo podem controlar a saída de ar. Os bancos são revestidos em material premium e possuem encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes. Esse mesmo material reveste o volante multifuncional de design esportivo e com quatro ajustes manuais de profundidade e altura.


O Tiggo 7 PRO também cresceu e passa a contar com ainda mais conforto e espaço interno. São 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm. O porta-malas também ganhou mais espaço e passa a ter capacidade para 475 litros. O SUV oferece abertura e fechamento do porta-malas automáticos de série. O porta-malas também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário. Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série, destacam-se ainda: o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal; o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar; e o Comando de Climatização à Distância (CCD). Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, volante multifuncional com acabamento premium, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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