Por Vito Zanella
Tiggo 8 TXS Max Drive é o segundo modelo fabricado no Brasil pela Caoa Chery a incorporar essa tecnologia, um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista. O primeiro foi o Tiggo 7. Além disso o SUV de sete lugares da marca traz novidades em estilo, equipamentos e interior. O Tiggo 8 TXS Max Drive, por meio de uma sofisticada tecnologia que utiliza uma câmera multifuncional e um radar, oferece assistência de condução ao motorista, representando um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir. O sistema Max Drive da Caoa Chery traz, por exemplo, piloto automático integrado e adaptativo com assistente de congestionamento, além de controle inteligente de farol alto, alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa monitoramento de ponto cego, alerta de distância frontal e alerta de colisão frontal. O novo Tiggo 8 TXS Max Drive também agrega novidades no estilo, no interior e no pacote de equipamentos. A grade dianteira é nova: na parte superior e central os detalhes cromados ganharam estilo mais arredondado e envolvente, enquanto a parte inferior foi totalmente redesenhada. Ainda na dianteira, destaque para os novos faróis de neblina com assistente de iluminação em curvas.
Na traseira a moldura da tampa do porta-malas agora une totalmente as lanternas, com iluminação completa em LED por todo o conjunto. Com isso o emblema da Caoa Chery foi deslocado um pouco para baixo. No interior os bancos ganharam novo design, com acabamento premium na cor preta e costuras em cinza. E o painel de instrumentos de 12,3 polegadas em LCD TFT conta agora com um novo tema, o Clássico. Destacam-se nos conteúdos de série do Tiggo 8 TXS Max Drive o volante multifuncional com acabamento premium, carregador de celular por indução no console central, seletor de marcha tipo joystick, ar-condicionado dual zone com painel de comando em tela de 8 polegadas sensível ao toque e saída para a segunda fileira de bancos traseiros, tela multimídia de 10,25 polegadas HD sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple CarPlay, iluminação ambiente com sete cores, teto solar panorâmico, chave presencial com botão de partida, comando de climatização à distância, retrovisores externos com rebatimento automático, desembaçador e luzes de direção em LED, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com seis ajustes elétricos (quatro para o passageiro) e muitos outros. No recheado pacote de segurança, além de toda a tecnologia Max Drive, o SUV de sete lugares conta com airbags frontais, laterais e de cortina, sensor de baixa pressão e temperatura dos pneus, ancoragem tipo Isofix para cadeirinhas infantis, câmera 360 graus em HD, sistema de freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade, frenagem, tração e descida (ESP/EBA/TCS e HDC), assistente de partida em rampa, Auto Hold e sistema de sinal de emergência em freadas bruscas (ESS), bem como suspensão dianteira e traseira independente (McPherson/Multilink). O conjunto mecânico é equipado pelo motor 1.6 Turbo GDI a gasolina com injeção direta e duplo comando de válvulas com duplo variador de fase (DVVT), e transmissão DCT de dupla embreagem com 7 velocidades com opção de trocas manuais. São 187 cv de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 rpm.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentários