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Foto do escritorVito Zanella

Toro ganha primeira reestilização

Por Vito Zanella


A Toro passa por sua primeira reestilização desde o seu lançamento, em 2016. Com quase 300 mil unidades até o momento, a picape da Fiat chega com novidades no design, performance, conectividade e tecnologia. A linha 2022 da nova Toro estará disponível a partir de 15 de maio em nove versões: Endurance 1.8 Flex AT6; Endurance Turbo 270 Flex AT6; Endurance Turbo Diesel AT9 4x4; Freedom Turbo 270 Flex AT6; Freedom Turbo Diesel AT9 4x4; Volcano Turbo 270 Flex AT6; Volcano Turbo Diesel AT9 4x4; Ranch Turbo Diesel AT9 4x4 e Ultra Turbo Diesel AT9 4x4. Os preços sugeridos vão de R$ 114.590,00 a R$ 187.490,00.


Externamente, as mudanças são identificadas no primeiro olhar. Além do novo capô com fortes vincos, o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra, conferindo ainda mais exclusividade às versões. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado. A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a conhecida abertura da tampa dividida em duas partes.

O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração. A exemplo da nova Strada, o Logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da coifa do câmbio. A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia. Outra mudança de destaque fica para a maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução. Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4x4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.


Em relação a performance, a Toro 2022 estreia um motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque, o Turbo 270. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a nova Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4x4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada. A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4x2.

No quesito conectividade, a picape passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo.


A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque no mercado. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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