Tradicional na culinária portuguesa, o bacalhau é um dos ingredientes mais marcantes da nossa cozinha. Versátil e prático, ele pode ser utilizado em diversas preparações, e como torta, pode funcionar como uma opção para rechear a ceia de Natal e reunir familiares e amigos mais próximos ao redor da mesa.
Vamos à receita?
Massa da torta:
250 grs. farinha de trigo;
125 grs. manteiga sem sal;
80gr. ovos;
2 gr. sal.
Modo de preparo:
Misturar farinha, sal e manteiga até formar uma farofa, adicionar ovos e misturar até ficar uma massa homogênea. Cobrir a massa com plástico e descansar por 30 minutos em geladeira. Após abrir a massa com auxílio de um rolo e moldar na forma desejada.
Recheio:
100 grs. cebola;
1 dente de alho;
20 grs. azeite;
90 grs. pimentão vermelho;
90 grs. pimentão verde;
Salsinha a gosto;
400 grs.batata monalisa cozida e amassada;
130 grs. alho-poró;
530 grs. bacalhau escaldado e desfiado;
150 grs. creme de leite fresco 35%;
85 gr. parmesão;
90 grs. azeitona preta;
Pimenta do reino a gosto;
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Picar as cebolas, pimentões e azeitona, batata e alho Poró em cubos pequenos e reservar. Em uma panela adicione o azeite e refogue as cebolas junto com os alhos e pimentões. Acrescente o bacalhau e refogue por uns 10 minutos, após acrescentar a batata, azeitona e salsinha, sal e pimenta. Em seguida, coloque o creme de leite e o parmesão e mexer até que os ingredientes estejam agregados.
Montagem:
Acrescente o recheio na massa e cobrir o recheio com o restante da massa, pincelar gemas com água e assar 160° C por 30 a 40 minutos.
Para quem mora na região de Pinheiros, é possível encontrar todos os ingredientes na Quitanda, mercado de produtos frescos. O estabelecimento conta com uma peixaria onde é possível encontrar os melhores pescados e frutos do mar, além de mercearia e hortifruti repletos de produtos selecionados e uma área de orgânicos.
Comments