Por Vito Zanella
A BMW acaba de trazer ao Brasil os novos X2 e o iX2, que chegam ao país com silhueta coupé, design marcante e muita tecnologia. O X2 xDrive20 M Sport tem preço sugerido de R$ 388.950,00, enquanto o iX2 xDrive30 M Sport R$ 443.950,00. O novo X2 cresceu 19,4 cm em comprimento em relação ao seu antecessor, chegando a 4,55 m de comprimento. Ainda na fita métrica, o modelo cresceu 2,1 cm em largura (totalizando 1,84 m), e mais 6,4 cm em altura (1,59 m). Com 2,69 m de entre-eixos (2 cm a mais que o modelo anterior), o novo X2 melhora o espaço interno para os ocupantes. O porta-malas tem capacidade de carga que varia de 560 a 1.470 litros, dependendo do rebatimento dos bancos. Já o iX2, por conta das baterias, oferece espaço entre 525 e 1.400 litros.
Na dianteira, o visual exclusivo dos X2/iX2 tem marcantes faróis de LED adaptativos e uma grade em forma de rim BMW quase hexagonal, que é equipada com a iluminação de contorno BMW Iconic Glow. Na traseira, as caixas de rodas mais robustas dão visual mais musculoso ao modelo. Um spoiler embutido na tampa do porta-malas e um para-choque traseiro com design esportivo completam o visual do modelo. As rodas são de 20 polegadas nas variantes a combustão e elétrica, cada um com um desenho exclusivo.
Por dentro, os modelos compartilham praticamente tudo. O principal destaque fica para o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada — composta por duas peças, de 10,25” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). É o mesmo equipamento utilizado no X1/iX1, equipado com o novo Sistema Operacional 9, que exibe as informações de maneira atraente e intuitiva. Na parte frontal do console central estão dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio.
Debaixo do capô, o X2 xDrive20i usa um motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, de 204 cv e 300 Nm de torque. O câmbio é Steptronic automático de 7 marchas. Com esse conjunto, o X2 a combustão acelera de 0 a 100km/h em 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 231 km/h. Já o iX2 é movido por dois motores, localizados um em cada eixo, resultando em uma tração integral xDrive. Ambos os motores fornecem uma potência combinada de 230 kW / 306 cv e um torque total de 494 Nm. Com o modo boost temporário, acionado por 10 segundos, a potência sobe para 313 cv. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Posicionada no assoalho, a bateria de alta tensão do BMW iX2 tem capacidade total de 64,8 kWh. São até 337 km de alcance, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Entre os equipamentos disponíveis estão: sistema Parking Assistant Plus (que auxilia o motorista a estacionar), ar-condicionado com controle digital automático, BMW Comfort Access 2.0 (destrava e acende luzes de boas-vindas ao se aproximar do carro e tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave, além de possibilitar a abertura do porta-malas através da aproximação do pé no para-choque traseiro), Driving Assistant Professional (assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções), Head-Up Display, teto solar panorâmico e sistema de som Harman Kardon. Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW Intelligent Personal Assistant, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments