top of page
Buscar
Foto do escritorVito Zanella

Toyota anuncia linha 2022 do SW4 com retorno da versão Diamond

Por Vito Zanella


A Toyota do Brasil apresenta a linha 2022 do SUV grande o SW4. O principal destaque na atualização do ano/modelo está na chegada da versão Diamond no topo da gama, que traz mudanças importantes em design e nível de equipamentos. Os preços sugeridos ao público da linha 2022 do SW4 são: R$ 406.790,00, SW4 Diamond; R$ 389.790, SW4 SRX 7L e R$ 383.290,00, SW4 SRX 5L. Lançada pela primeira vez como versão especial em 2018, a Diamond se destacou por oferecer exclusividade ao portfólio. O retorno da Diamond oferece como um dos diferenciais da linha acabamento com pintura bicolor (dual tone), novas rodas e sistema ótico, grade, pára-choques e luzes em LED. No interior, um novo esquema de cores nos estofados e nas portas, assim como desenhos diferenciados nos relógios do velocímetro e tacômetro ressaltam o design. Em relação ao nível de equipamentos, a versão SW4 Diamond agrega carregador de celular sem fio, ar-condicionado de duas zonas automático e digital, além de abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés (kick sensor). O novo desenho frontal do SW4 Diamond transmite esportividade, dinamismo e exclusividade, com mudanças na linha dos sistemas de luzes, da grade frontal e para-choques. Destaca-se ainda sua moldura dianteira, com novos faróis full-LED e sistema “follow me home“, com regulagem automática de altura. A versão desfila pintura bicolor (dual tone) com teto em cor preta e a carroceria sempre em outra tonalidade. A lateral é ressaltada pelas rodas de liga leve de design exclusivo e pneus 265/60 R18”, além de retrovisores externos em preto, que trazem função desembaçadora. Na parte traseira, luzes em LED criam uma aparência imponente, com difusor – também de contornos exclusivos. No porta-malas, a Toyota incluiu sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor “kick sensor“, que é acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo.

A nova SW4 Diamond mantém estilo moderno, característico do SUV, e traz renovação para o interior, com iluminação ambiente por LED nos apoios para os pés, console central, painel e portas. As poltronas, de larga amplitude, apresentam uma nova combinação de cores, dominada pelos estofados perfurados em cor bege. O volante “soft touch” é revestido de couro natural, que traz função de ajuste de altura e profundidade. O novo SW4 Diamond tem o reconhecido sistema de conectividade com tela sensível ao toque de 8”: Android Auto e Apple CarPlay, com navegador por satélite (GPS), TV digital e função Bluetooth, acompanhado pelo sistema de áudio premium JBL com 10 alto-falantes e subwoofer [tweeters (x2), squawkers (x2), alto-falantes (x6) e subwoofer (x1). Um dos principais pontos de atenção da marca está na busca em maximizar o conforto oferecido a motoristas e passageiros, por isso, o novo SW4 Diamond vem, de série, com ar-condicionado automático digital de duas zonas. Também foram introduzidos um carregador sem fio para smartphones e duas portas USB no console para utilização dos passageiros dos bancos traseiros. A chave desta versão é de design exclusivo Diamond.


Segurança - Em termos de segurança ativa, o novo SW4 Diamond está equipado com Toyota Safety Sense (TSS), sistema que atua por meio de um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular que pode detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista para evitar ou mitigar acidentes. O Toyota Safety Sense do novo SW4 Diamond é composto pelo sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de aviso de mudança de faixa (LDA) e controle adaptativo de cruzeiro (ACC). O sistema de pré-colisão incorpora as novas funções de detecção de pedestres e ciclistas.

O Toyota SW4 possui 7 airbags em todas as suas versões: frontal x2, lateral x2, cortina x2 e joelho para o motorista. Somam-se aos sistemas de segurança do modelo o controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC), controle de tração ativo (A-TRC), assistência de descida (DAC), assistência de partidas (HAC), controle de oscilação de reboque (TSC), ABS com freio eletrônico – distribuição de força (EBD), assistência à frenagem de emergência (BA), luzes de freio de emergência (EBS) e âncoras ISOFIX (x2) com amarração superior (x2). Todas as versões têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro. O novo SW4 Diamond também incorpora alerta de ponto cego (BSM), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e uma trava de segurança do estepe como padrão. O monitor 360° (Panoramic View Monitor – PVM) com imagens projetadas na tela têm como função ajudar o motorista a ter visão de todo o veículo, ao dirigir em velocidade reduzida, combinando câmera frontal (1), lateral (2) e traseira (1) para uma visão exata de todos os pontos cegos.


Novidades na versão SRX 2022


A versão SRX da linha 2022 do SW4 também traz novidades: de série, será oferecida com controle de ar-condicionado de duas zonas digital e automático, novo sistema de camêra e visão 360°, alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e alerta de ponto cego (BSM). Enquanto o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense também adicionará as duas novas funções de detecção de pedestres e ciclistas em seu sistema de pré-colisão frontal, seguindo o padrão da versão Diamond. Os modelos da linha 2022 do SW4 seguem equipados com motor diesel que obteve, como na Hilux, o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V, e passou a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. O SW4 possui diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page