top of page
Buscar
Foto do escritorVito Zanella

Toyota GAZOO Racing apresenta quarta geração da Hilux GR-SPORT

Por Vito Zanella


A Toyota GAZOO Racing apresentou, na Argentina, a quarta geração da Hilux GR-SPORT. Inspirada no Rally-Road, ela mantém a lendária força, qualidade, durabilidade e confiabilidade da picape e reforça o espírito “fun to drive” da GAZOO Racing. Segundo a marca, o DNA GAZOO Racing está presente na nova Hilux GR-SPORT por meio de aprimoramentos na plataforma, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux. A grande novidade fica por conta da introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso. Fabricada na Argentina, o modelo estará disponível no Brasil na primeira quinzena de abril deste ano por R$ 367.390,00.


A nova Hilux GR-SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão, aproveitando a experiência de campo de cada uma delas cada uma para potencializar a sinergia e entregar um produto surpreendente. Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina. Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da GAZOO Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento. A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR-SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.

A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira. A nova plataforma apresenta uma bitola significativamente mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road. Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos GAZOO Racing.

Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road. Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.


A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift, que reforça ainda mais o espírito esportivo do veículo. As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: cinza Granito, preto Attitude, vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e branco Lunar com teto preto (dual tone).


Equipamentos - Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.


A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Inclui, ainda: Hill Start Assist Control (HAC); Controle Ativo de Tração (A-TRC -- Active Traction Control); Bloqueio do diferencial traseiro; Modos de condução ECO e Power, além do sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). A marca japonesa explica que os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo e que a operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada em decorrência de fatores externos, sendo que a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.


O pacote completo de segurança da nova Hilux GR-SPORT possui: Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD); Assistência à Frenagem de Emergência (BA); Luzes de Frenagem de Emergência (EBS); Faróis de neblina dianteiros de LED; Controle de Tração (TRC); Controle Ativo de Tração (A-TRC); Controle de Estabilidade (VSC); Controle de Oscilação do Trailer (TSC); Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático); Bloqueio do diferencial traseiro; Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC); Sete airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros; Cintos de segurança de três pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os cinco ocupantes; Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos e ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Commentaires


bottom of page