A primeira parte do sistema de iluminação inteligente da ciclovia do rio Pinheiros foi entregue à população na noite do dia 7 de maio, pela Enel e pelo governo de São Paulo. Foram colocados 130 postes com lâmpadas LED no trecho da região da Vila Olímpia, na zona oeste da capital, ao longo de 3 km.
Depois dessa primeira fase, o projeto prevê extensão desse sistema para mais 13 km da ciclovia. “A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wi-fi público, sensores e câmeras”, diz a companhia, que investiu cerca de R$ 1 milhão na etapa inicial.Com 21,5 km de extensão em uma área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda, a ciclovia, de acordo com a administração estadual, tem atraído cerca de 70 mil ciclistas por mês.
A pista ciclística está aberta diariamente, entre 5h30 e 18h30, e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes, entre estações Jurubatuba e Autódromo da CPTM, na estação Jurubatuba, na passarela da Emae (junto à estação Vila Olímpia), na estação Santo Amaro, na passarela parque do Povo e na ponte Cidade Universitária. Por meio de um chamamento público, o governo paulista transferiu a gestão da área para a Farah Service, que até julho de 2021 instalará 40 câmeras de segurança, assumiu os trabalhos de recuperação com direito de explorar comercialmente o espaço.
Opmerkingen