Por Paulo Panayotis
Vila Nova de Gaia/Portugal. Como assim um mundo de vinho e diversão para toda a família? E as crianças, que ainda não tomam vinho? Ahã! Quem acompanha a coluna, leu na semana passada a primeira reportagem sobre esse lugar genial que orbita ao redor do vinho. Hoje, você vai descobrir que o WOW, World of Wine ou O Mundo do Vinho (em livre tradução) tem alternativas para todas as idades. Inclusive os “miúdos”, como nossos amigos portugueses chamam as crianças.
Um mundo de chocolate
Um dos diversos museus deste verdadeiro quarteirão cultural situado em uma antiga adega de vinhos do Porto, a Taylor's, é justamente o museu sobre a história do Chocolate, ou o The Chocolat Story! Por lá, você vai aprender – e degustar – como harmonizar o sagrado chocolate com o doce vinho do Porto! Todas as etapas, ricamente ilustradas, fotografadas e explicadas estão lá! E, ao final, enquanto seus filhos se esbaldam com o chocolate, você discretamente toma lá seu vinho do Porto! Genial, ó pá!
Um mundo de rolhas
Outro lugar obrigatório para quem vai com crianças é o inusitado museu da rolha, o The Cork Museum! Logo na entrada, um enorme “sobreiro” que é a árvore de onde se extrai a cortiça natural da qual se confeccionam as rolhas dos melhores vinhos do mundo! E você descobre, encantado, que as rolhas são feitas a partir da casca desta árvore que durante muitos anos - e até hoje - garante o sustento de boa parte da população do Alentejo. Portugal é o maior produtor mundial de rolhas. Pasmem, faz mais de 40 milhões de unidades todo santo dia! Os vinhos do mundo agradecem.
Um mundo rosa
Não gosta de vinho rosé? Talvez depois de visitar o museu The Pink Palace, ou o Palácio Rosa, você mude de opinião. Por lá, descobre-se que o vinho rosé vem ganhando terreno rapidamente em todo o mundo. E que os vinhos espumantes ou “espumosos”, com os chamam os portugueses, tem alcançado grande qualidade nos últimos anos. Aqui as crianças que se apaixonarão pela decoração rosa do ambiente e especialmente pelo cadilac rosa exposto quase na saída do museu. Aproveite e, enquanto a gurizada se diverte tirando fotos no velho clássico rosa, você experimente um bom “espumoso”, rosa claro!
Um mundo para passar o(s) dia(s)
O WOW está instalado onde era estocados milhões e milhões de hectolitros de vinho do Porto. Com o crescimento da produção, a logística de transporte de milhões de garrafas pelas ruas estreitas e labirínticas de Vila Nova de Gaia se tornou um problema. Transformado em um verdadeiro quarteirão cultural dedicado ao mundo do vinho, ao custo de 110 milhões de euros, vale a pena passar ao menos um dia passeando por lá.
Melhor ainda se programar para dois dias e poder curtir com calma todas as atrações culturais, etílicas e gastronômicas que o complexo oferece. “Somos um negócio de família e de cultura, além dos vinhos, claro, diz o Diretor de Marketing do WOW Ricardo Almeida. “A Taylor’s, que planejou e construiu tudo isso, já está aqui fazendo vinhos desde 1962, completa ele, e quer deixar um legado sobre este que é um negócio único em todo o mundo”. De fato, um lugar para não se esquecer, seja cultural, gastronômica ou etilicamente. Eu adorei. Voltarei. Nem que seja para mais um “trago” de vinho do Porto e um naco de chocolate! Salut!
Fotos: Paulo Panayotis & Adriana Reis
Jornalista esteve no local a convite do WOW representada no Brasil pela Interamerican Network.
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)
Comments