Por Vito Zanella
A Toyota do Brasil acaba de lançar o novo Yaris 2023. Fabricadas na planta de Sorocaba, interior de São Paulo, as versões hatch e sedã do modelo chegam ao mercado brasileiro mais equipadas, com novo design frontal e traços mais elegantes, além de melhorias importantes em segurança. A linha Yaris 2023 estará disponível nas versões XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT de sete velocidades. Segundo a marca japonesa, atendendo o desejo dos clientes, todas as versões passam a contar, a partir de agora, com o já conhecido motor 1.5L flex Dual VVT-i, além de novos modos de direção Eco e Sport.
O design externo recebeu atualizações para dar mais modernidade ao modelo. As linhas são mais fluidas, com os para-choques dianteiros redesenhados. Já as rodas receberam o novo desenho dual tone nas versões de topo de linha hatch e sedã. Todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED e os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS.
No interior, o compacto tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos. Já na central multimídia, todas as versões contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.
Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha, teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento. Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.
Em termos de segurança, o Yaris possui, desde seu lançamento no mercado nacional, um elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro).
Toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota: Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto; e Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments